quinta-feira, abril 04, 2013

Palmital:Ex-prefeito Clerio Back deixou um caos na Educação, atual administração já está trabalhando para solucionar os problemas










O prefeito de Palmital Darci Zolandeck , assumiu a prefeitura com dificuldades em todos os setores, o parque de máquinas ( Máquinas pesadas,caminhões,ônibus..) quase todos em péssimo estado , deplorável, a estrutura do patrimônio quase todos precisam de reformas urgentes, dividas de milhares de reais, e sem nenhuma estrutura organizacional.

 Mas no inicio do ano letivo, o prefeito ficou bastante chateado ao se deparar com as condições das escolas municipais , mas a que mais chamou a atenção foi a Escola Municipal João Oliveira Junior , uma escola central,a exatamente a uma quadra da prefeitura ,  a mesma funciona acoplada com uma escola Estadual. No total as duas escolas tem 1.500 alunos. A Escola Municipal tem problemas que se arrastam a mais de 3 anos, em nossa visita acompanhada de perto do diretor  Valdir, pudemos observar o abandono por parte do poder público: As paredes da escola são de pré-moldados resultado com grandes problemas de acústica,causando a  desconcentração total dos alunos e professores, Salas de aula apertadas e mal iluminadas, A biblioteca (local que não dá pra chamar de biblioteca) funciona junto com a pedagogia e uma sala no qual seria o Depto de arquivo, tudo amontoado, pois a sala é uma espécie de depósito que não cabe nada. A sala de informática é sem ventilação , sem iluminação e como se não bastasse , as baias feitas para os computadores são pequenas e não cabem nem os mouses, com cadeiras antigas (foto) .

 Até ai tudo bem.... para gestão passada né, mas tem mais!!! 

 Faltou sala de aula ...a solução do ex prefeito,  foi locar um porão da igreja, onde funciona a catequese nos sábados, sem condições nenhuma, onde uma pedagoga trabalha numa especie de cozinha, junto a sala de leitura, ...e que fica a duas quadras da escola, os alunos se apresentam de manhã e caminham até o pavilhão todo dia, as merendeiras fazem o lanche na escola e levam as panelas até o pavilhão (foto)...... lastimável.

Solução 

O prefeito totalmente sensibilizado pela situação resolveu de pronto construir mais oito salas de aula  ,  funcionários já estão trabalhando desde do inicio de abril. '' Só não o fizemos antes, por que tínhamos que esperar o meio legal, mas agora já o fizemos, e estamos fazendo apenas um paliativo, queremos e vamos construir uma escola totalmente nova" comentou o prefeito Darci Zolandeck.

Colado no pavilhão observamos uma cartolina que dizia: É... o calo do sapato, a lágrima no olho,o elo do corrente, a pedra no caminho, Porém eu não calço o sapato , enxugo a lágrima, corto o elo da corrente, pulo a pedra, E chego lá..... 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul