sábado, abril 27, 2013

A 9ª Cavalgada Ecológica de Santo Expedito é tradição em Foz





       Alcançando sua nona edição na cidade a “Cavalgada Ecológica & Romaria de Santo Expedido”, faz parte do calendário oficial de festividades do município através da Lei Municipal 3.293, esta proposta pelo Presidente do Grupo de Cavaleiros de Santo Expedito e do GECEG/FI, o jornalista e servidor municipal Erdiley de Oliveira “Oliveirinha” e apresentada com aprovação unânime dos vereadores da 14ª Legislatura, sendo eles: Carlos Budel (PSDB), Tadeu Madeiras (PSB), João Sodré (PMDB) e Djalma Pastorello (PSDB).

       O evento tomou dimensões com geração de mídia gratuita para cidade, pois todos os anos temos visitantes de locais vários como Mundo Novo-MS, Caxias do Sul-RS, Camburiu-SC, Macaé-RJ, Cascavel-PR, Guaíra-PR, Ramilândia-PR, Matelândia-PR, Céu Azul-PR, Medianeira-PR, São Jose do Itavó-PR, São Miguel-PR, Itaipulandia-PR, Paraguai e Argentina.

       A divulgação de Foz pela “Cavalgada Ecológica & Romaria de Santo Expedito”, já foi pauta de jornais de nível nacional como da Globo, Bandeirantes, SBT, Record e até mesmo da Tv Câmara do Distrito Federal, como os principais sites eqüestres do pais, demonstrando a importância do evento para cidade.
       A Cavalgada de Santo Expedito tem por objetivo todos os anos atender a uma entidade, ONG ou comunidade cristã com o festejo, onde a renda fica para seu uso. Neste ano fora agraciada a AMAPARQ- Associação de Moradores do Parque Presidente I, sob a Presidência do amigo TELLES, qual será responsável pelo almoço que irá homenagear o santo e servirá gratuitamente o almoço aos 100 primeiros CAVALEIROS,  Almoço Buffet a R$ 12,00 e Churrasco  2,5 Kg (Espeto), a R$ 35,00, acompanhado de salada e arroz para comer no local.
Programação:

       Saída às 09:00hs do dia 28 de Abril no Colégio Estadual Agrícola, com sua passagem pelas principais avenidas da cidade como: Av. General Meira, Jorge Schimmelpfeng, Av. Cataratas, Av. Juscelino Kubstcheki, Av. República Argentina, Av. Costa e Silva, rua. Gustavo Dobrandino, rua. Nereu Ramos; rua. Edgard Shimmelpfeng, rua. H. Fonseca e seu fim na rua da República, com chegada na AMAPARQ- Associação de Moradores do Parque Presidente I atrás da Delegacia de Policia Rodoviária Federal, onde será realizada Santa Missa Campal e almoço beneficente, onde desde já, convidamos aos devotos e população em geral para o festejo, podendo ser feito o percurso a cavalo, charrete, carro, bicicleta, moto ou mesmo a pé, com a benção de todos em sua chegada na Capela do Parque Presidente I.

                                    SANTO EXPEDITO

       Muitas pessoas são devotas de alguns santos. No Brasil, toda a população possui sua crença, seja ela qual for. São muitos os santos brasileiros, e cada um com sua devida história. Existe santos que atendem os mais necessitados, santos para quem quer casar, santos para causas impossíveis e um dos mais conhecidos, o Santo Expedito. É um dos santos mais requisitados do mundo religioso. O Santo Expedito faz parte da Igreja Católica Apostólica Romana e é popularmente conhecido como o santo das causas justas e urgentes.

                          História

       Santo Expedito foi comandante-chefe da XII Legião Romana, legião que era formada por soldados cristãos em sua maioria e tinha como objetivo defender as fronteiras orientais contra ataques dos bárbaros asiáticos. A Legião foi nominada de Legião “Fulminante”, em memória de uma façanha, a aquartelada no distrito de Melitene, na Capadócia. Enquanto comandava essa legião, Santo Expedito foi se destacando através de suas virtudes de cristão, à ordem e à disciplina.
       Antes de fazer parte do Cristianismo, Santo Expedito levava uma vida fácil e quando já estava quase se convertendo, um espírito do mal apareceu na forma de um corvo. O corvo passava por Santo Expedito grasnando “cras”, que em latim significa “amanhã”, mas Santo Expedito acabou pisoteando o tal corvo. Assim, Santo Expedito marcou sua conversão e junto com toda sua tropa, acabou sendo vítima da ira do Imperador Diocleciano, pois seu posto o tornava um alvo principal. Com isso, Santo Expedito foi flagelado até sangrar e em 19 de abril de 303 d.C, Santo Expedito foi decapitado com uma espada.

                                    A crença

       A população então começou a sua devoção à Santo Expedito em memória, pela sua pátria. Seu feito tomou grandes proporções atingindo lugares como Oriente, Ocidente e em especial a Alemanha. Seu nome se espalhou pelo mundo inteiro e em 1894, Santo Expedito teve um altar dedicado a ele. Desde então, acredita-se que Santo Expedito ajuda as pessoas que possuem problemas urgentes e que são de difícil solução. Além disso, Santo Expedito também tornou-se protetor dos militares, jovens, estudantes e viajantes. A imagem de Santo Expedito é exposta com trajes de um legionário e em uma mão sustenta uma cruz e na outra mão uma palma com a palavra “Hodie”, que refere-se ao que disse a aparição do espírito do mal ao ser pisoteada por Santo Expedito.   

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul