segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Yoani Sánchez:Blogueira cubana já está no Brasil

Blogueira cubana Yoani Sánchez chega ao Brasil. País é o primeiro de um giro internacional da opositora, que foi impedida de deixar Cuba 20 vezes


A opositora cubana Yoani Sánchez desembarcou na madrugada desta segunda-feira (18) no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife (PE). A blogueira foi recebida por amigos e, ainda no saguão do aeroporto, manifestantes carregavam faixas, nas quais acusavam Yoani de "trair o movimento, receber dinheiro americano para ser revolucionária, além de ter uma conta milionária".
A viagem ao Brasil é o início de um giro de três meses por 12 países da América Latina e Europa, no qual Yoani espera que abra "uma nova etapa" em sua vida, após ser impedida de sair da ilha 20 vezes pelo governo comunista.  
"Meu percurso começa no Brasil e pode incluir até 12 países. Com este giro, começa uma nova etapa da minha vida, e, jornalisticamente, também será uma experiência magnífica", declarou à AFP antes de viajar ao Brasil via Panamá.  
Yoani, uma filóloga de 37 anos autora do blog Generación Y, muito elogiado e crítico do governo comunista cubano, disse que planeja visitar, em três meses, Brasil, México, Estados Unidos, República Tcheca, Itália, Espanha e Holanda, entre outros países.  
Também adiantou que, nos Estados Unidos, visitará as sedes da gigante Google e das redes sociais Twitter e Facebook.
— Vou aprender tudo o que puder, e acredito que, depois desta viagem, estarei mais preparada, e que o Generación Y terá uma mudança qualitativa, porque sempre digo que na evolução está a vida.
A blogueira, impedida de visitar o Brasil em 2012 pelo governo cubano, anunciou que, como primeira atividade no país, participará, na Bahia, do lançamento do documentário Conexão Cuba-Honduras — filmado em 2009 pelo cineasta brasileiro Dado Galvão, e no qual é entrevistada — e, em seguida, viajará a São Paulo.  
No Twitter, ela prometeu manter seus seguidores informados sobre a programação "intensa" de seu giro, agradeceu aos países que, "com tanta delicadeza e rapidez", concederam-lhe o visto, e alertou ao governo cubano que "nem sonhe" que ela não retornará à ilha.  
Reforma migratória
Yoani, que recebeu o passaporte no último dia 31 de janeiro, pôde viajar graças a uma reforma migratória que entrou em vigor em 14 de janeiro e eliminou o visto de saída e a carta-convite que, por meio século, tornaram difícil e caro para os cubanos viajar ao exterior.  
"Foram cinco anos de batalha [em que o governo a impediu de deixar a ilha] para que esse absurdo terminasse. Este domingo, atingimos a meta", comemorou a blogueira, que morou na Suíça e, depois, retornou à ilha.  
Desde a entrada em vigor da reforma migratória, vários opositores solicitaram o passaporte, entre eles a líder do grupo Damas de Branco, Berta Soler — impedida em 2005, pelo líder Fidel Castro, de comparecer ao Parlamento Europeu para receber o Prêmio Sakharov, de direitos humanos —, que pretende visitar Espanha e Alemanha.
Havana acusa os blogueiros dissidentes — assim como os opositores — de serem mercenários a serviço de Washington, e Yoani de liderar a "ciberdissidência" a partir de seu blog.    
O Generación Y recebeu em 2008 o Prêmio Ortega y Gasset, do jornal espanhol El País na categoria jornalismo digital. No mesmo ano, a revista Time selecionou Yoani como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, e a rede de TV americana CNN elegeu seu blog entre os 25 melhores do planeta.    

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul