quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Laranjeiras do Sul:UFFS realiza II Seminário do GT de Agroecologia


Iniciou, nesta quarta dia 27, no auditório da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o II Seminário do GT de Agroecologia – Discutindo metodologias de um curso de mestrado interdisciplinar em Agroecologia e Desenvolvimento.

O evento conta com palestras que visam colaborar com a finalização da proposta de um curso de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural para o Campus Laranjeiras do Sul. 
“Acho fundamental a realização desse tipo de evento para a construção de um curso de mestrado. Vejo que este processo está sendo pedagogicamente muito rico, pois aqui temos professores, acadêmicos e técnico-administrativos discutindo temas como agroecologia, desenvolvimento e as implicações disso na sociedade”, afirma o professor sênior da UFFS, Sérgio Martins. 
Palestrante convidada, a professora Angela Damasceno, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordou a temática Interdisciplinariedade. “Participei da construção do doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, que foi uma das primeiras experiências interdisciplinares a nível da academia. Desta forma, o objetivo aqui é discutir esta experiência principalmente no ponto de vista metodológico, já que a equipe que está construindo a proposta desse mestrado na UFFS encontra-se no momento de pensar exatamente isso: a metodologia e as práticas”, explica Angela. 
Já o professor Fabio Dal Sóglio, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), enfocou o tema Agroecologia. “Procurei contextualizar a agroecologia em um debate do desenvolvimento do modelo de crescimento econômico de exploração do ambiente e como, verificando esse problema todo, várias áreas começam a procurar soluções para produzir sem deixar para o futuro um ambiente destruído. Dentro dessa perspectiva, este seminário mostra o interesse em ter um programa de pós-graduação que seja compatível com o histórico da própria UFFS, que surgiu da demanda social”, destaca. 
Participam também como palestrantes do seminário os professores do Campus Laranjeiras do Sul Pedro Christoffoli e Josimeire Leandrini. O evento segue durante a manhã desta quinta dia 28.

A previsão é que o mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural tenha início em 2014.

 Fonte; UFFS

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul