segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Palmital: Do lixo ao luxo com a ACMRP e o aterro sanitário

No dia do agente ambiental estivemos no município de Palmital (Região Central do Pr), lá fomos conhecer a história de sucesso da ACMRP - Associação dos catadores de materiais recicláveis de Palmital.
Conversamos com o Roni (foto acima), ele é o presidente da associação, primeiramente nos atendeu no escritório móvel da ACMRP, falou sobre o que era a associação a dois anos e meio atrás quando ele assumiu a presidência "tínhamos 3 famílias somente trabalhando aqui, agora temos 18 famílias com uma média mensal de rendimentos que variam de R$ 490,00 a R$ 800,00", afirmou Roni.
Muito organizado, Roni mostrou as planilhas da Associação, com os lançamentos de cada membro como catadores, separadores e recicladores, é feito o controle um a um para poder controlar a produção e o cumprimento das metas, Roni explicou que a meta dos carrinheiros é de 700 kg mês, ultrapassando essa meta eles ganham uma ajuda do município referente a 1/2 salário mínimo além da produção diária deles catando os materiais recicláveis em Palmital, outro meta é o controle de faltas, quem tiver no máximo até duas faltas no mês ganha mais uma bonificação, Roni frizou que as faltas dos membros da associação tem que ser justificadas igual uma empresa privada.
O Presidente da ACMRP contou que a média mensal de material reciclável retirado é de aproximadamente 25 mil kg, e que este material é revendido após ser realizada a cotação de preço do mercado, em toda venda é feita a cotação para entregar a produção ao preço maior.

Parceiros


Roni contou que foi fundamental a parceria e o apoio que a associação recebeu da administração municipal através do Secretario de Meio Ambiente e Turismo Sr. Miguel Burei Sobrinho.

O Secretario contou da satisfação de ver o projeto vitorioso, "acreditamos no projeto, demos suporte para a implantação e hoje é um sucesso, "Minotto, essas 18 famílias que hoje fazem parte da associação até alguns anos atrás faziam parte da fila da Ação Social do município, onde recebiam cestas básicas e algumas ajudas para manterem-se, hoje elas estão na fila novamente, mas agora é na fila do caixa do mercado fazendo suas compras e pagando com o seu dinheiro", declarou Burei.

Aterro Sanitário


O aterro sanitário de Palmital é exemplo de organização e funcionamento, segundo o secretario de meio ambiente e turismo de Palmital, este é o único aterro sanitário da região que funciona dentro das normas do IAP, inclusive outros município estão vindo aqui em Palmital para ver como funciona para implantarem em seus municípios, contou Miguel Burei.
Na foto acima vemos Roni e o Secretario de Meio ambiente e turismo mostrando as fossas sépticas que fazem o tratamento do chorume do aterro sanitário, são três fossas divididas em três etapas para trabalhar até a água voltar a natureza.

ASSISTA NO VÍDEO POSTADO ABAIXO A REPORTAGEM COMPLETA


"Palmital é mais lindo que bonito" (Miguel Burei)


CONTATO COM A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E TURISMO DE PALMITAL PODE SER FEITO ATRAVÉS DOS TELEFONES ABAIXO:

42- 9149-2103 / 42- 3657-1222 / 42- 3657-1659

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns Palmital pela iniciativa e incentivo aos catadores

Anônimo disse...

Primeiramente quero parabenizar o Roni Ludke pelo sucesso da associação dos catadores de materiais recicláveis de Palmital. ajudei a fundar esta associação, mas na época, não decolou. sempre acreditei que faltava um administrador competente (como o Ronald está demonstrando ser) para que o projeto funcionasse. Aqui em LDS propusemos um projeto semelhante à Prefeitura, mas não foi aprovado. Parabéns, Ronald, pelo sucesso, vc merece.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul