Pular para o conteúdo principal

OAB DE MG NOMEU UM CACHORRO COMO DIRETOR ESTADUAL

OAB DE MG NOMEU UM CACHORRO COMO DIRETOR ESTADUAL.

Entenda na exposição do advogado Gilmar Cardoso

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB do Estado de Minas Gerais indicou para nomeação no cargo de diretor estadual da Coordenadoria Fiscal de Combate aos Maus-Tratos, Beethoven Fernandes Moreira, que apesar do nome e sobrenome trata-se de um cachorro da raça Shih-tzu, que em maio do ano passado havia sofrido maus tratos em um pet shop que lhe ocasionou a perda de um olho.

Segundo o advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso, o fato ganhou notoriedade e repercussão em todo o país e esse era justamente o objetivo da ação promovida pela advogada Idamara Fernandes Oliveira, que será a tutora e responsável pelos aspectos práticos do cargo ocupado. A advogada também integra a Comissão Estadual de Direito Animal e o ato foi formalizado através da Portaria 22/2023, assinada pela presidente do colegiado de direito animal da OAB/MG, Fernanda Moraes de São José.

Gilmar Cardoso explica que este gesto trata-se da primeira nomeação de um animal não humano para um cargo de natureza pública e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade, tendo em vista a crescente e inaceitável difusão de maus-tratos aos animais.

O advogado esclarece que através do projeto de lei nº 27 de 2018 aprovado pela Câmara dos Deputados, foi estabelecido um regime jurídico especial para os animais não humanos; sendo que passam a ser sujeitos de direitos despersonificados, dos quais devem gozar e obter tutela jurisdicional em caso de violação, vedado o seu tratamento como coisa. Gilmar Cardoso frisa que para a doutrina e normativas legais os animais não-humanos, tal como ocorre com os humanos, buscam o prazer e não desejam a dor e o sofrimento. A capacidade de sofrimetno depende da consciência  e não de ser racional, para ser sujeito de consideração jurídica e ética;  concluiu Gilmar Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.