A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na região central do Paraná, definiu nesta sexta-feira (26) o novo calendário de aulas de 2015.
O cronograma foi estabelecido após o fim da greve dos professores, anunciada na quarta (24). As aulas voltam ao normal na segunda (29) e seguem até 5 de março de 2016.
O calendário foi definido em reunião nesta sexta pelos integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Administração (CAD), no campus Santa Cruz, em Guarapuava.
O primeiro semestre vai de segunda-feira a 19 de setembro. Os estudantes e professores terão uma semana e meia de descanso entre um semestre e outro. O segundo semestre ocorre de 1º de outubro a 23 de dezembro. Haverá recesso de fim de ano de um mês.
O segundo semestre será retomado no dia 25 de janeiro de 2016 e prossegue até 5 de março. Segundo a Unicentro, o calendário do ano letivo de 2016 ainda não foi definido.
O cronograma de aulas estava suspenso desde o dia 14 de maio por causa da greve dos professores e funcionários da instituição.
A Unicentro tem cerca de 10 mil alunos, entre cursos de graduação e pós-graduação, em três campi e cinco polos avançados.
Foram feitas duas paralisações neste ano. A primeira durou de 19 de fevereiro a 12 de março, e a segunda de 27 de abril a quarta (24), totalizando 81 dias de greve no primeiro semestre.
A categoria aderiu à primeira paralisação por ser contrária a mudanças na previdência social. Já na segunda greve, os docentes pediam reajuste salarial de 8,17%, no entanto, o governo estadual encerrou a negociação com o reajuste de 3,45% e outras recomposições até maio de 2018.
Comentários