Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Missal é multado por contrato com empresa de cunhado do vice-prefeito


O prefeito de Missal (Região Oeste), Adilto Luis Ferrari, deverá pagar a multa de R$ 725,48, prevista no Artigo 87, Inciso III, Alínea "d" da Lei Complementar n° 113/2005 (a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Paraná), por desrespeitar o Prejulgado nº 9 do Tribunal e ofender a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).
O TCE-PR aplicou a sanção por julgar procedente representação originada em denúncia, na qual foram apontadas irregularidades na Tomada de Preços nº 1/2012. A concorrência foi realizada para selecionar empresa para a construção de obra de pavimentação poliédrica no roteiro turístico do município de Missal.

Na análise dos processos, constatou-se que Hilário Jacó Willers, proprietário da Construtora Phortus Ltda., vencedora da licitação, é cunhado do vice-prefeito. O gestor alegou em sua defesa que não houve qualquer irregularidade e que, por se tratar de cidade pequena, o grau de parentesco dos habitantes do município é elevado. O prefeito ainda afirmou que os fins da licitação foram legalmente atingidos e não houve favorecimento pessoal.

A Diretoria de Contas Municipais (DCM) do TCE-PR opinou pela procedência da representação. Segundo sua instrução, o acórdão nº 2745/10 do Tribunal Pleno estabelece que não é possível a contratação de empresa na qual cônjuge, parente em linha reta e colateral, companheiro e afim apresentem relação com servidor da unidade contratante. A unidade técnica ainda destacou que houve a exigência, na licitação, de atestado de execução de obra semelhante, restringindo a concorrência; e a falta de publicação do edital em meio eletrônico. O Ministério Público de Contas (MPC) concordou com o posicionamento da DCM.

O relator do processo, conselheiro corregedor-geral Durval Amaral, afirmou que a contratação de empresas cujos sócios sejam parentes de agentes políticos da entidade contratante resulta na possibilidade de obtenção de benefícios inidôneos, frustrando a competitividade e o princípio da isonomia. Ele não determinou a devolução dos valores pagos, pois os serviços foram efetivamente prestados.

O processo foi julgado pelo Pleno do TCE na sessão de 28 de maio, na qual os conselheiros acompanharam os votos do relator por unanimidade. O Tribunal também recomendou que o Município de Missal respeite o princípio da publicidade, publicando futuros editais nos meios digitais disponíveis; e que em futuros processos licitatórios deixe de realizar exigências de capacidade técnico-operacional em percentuais superiores a 50% dos quantitativos a executar.

Os prazos para recurso dos interessados passaram a contar a partir da publicação do acórdão nº 2444/15, em 16 de junho, na edição 1.140 do Diário Eletrônico do Tribunal de Contas (DETC). O periódico é veiculado no site do Tribunal na internet: www.tce.pr.gov.br.

Serviço
Processo nº: 631809/13
Acórdão nº 2444/15 - Tribunal Pleno
Assunto: Representação da Lei nº 8.666/1993
Entidade: Município de Missal
Interessado: Adilto Luis Ferrari e outros
Relator: Conselheiro Corregedor-Geral José Durval Mattos do Amaral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.