Pular para o conteúdo principal

Projeto cria sistema estadual de prevenção ao roubo de bicicletas

Nereu Moura: “O Paraná responde por 11,1% dos roubos no país”
Foto: Pedro Oliveira/Alep e internet
O Paraná terá um sistema estadual de prevenção de furto, roubo e comércio ilegal de bicicletas. A normativa está prevista em projeto de lei do deputado Nereu Moura, líder do PMDB, protocolado nesta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa. Pela proposta, os estabelecimentos que comercializam bicicletas deverão fazer constar nas notas fiscais o número de série, facilitando a identificação do produto.

A intenção, segundo Nereu Moura, é conter o avanço deste tipo de crime, cada vez mais comum. “Segundo o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, o Paraná responde por 11,1% dos roubos no país”, ressalta o deputado. Que reforça: “Apenas Rio de Janeiro e São Paulo aparecem na nossa frente”. Entre os municípios, Curitiba aparece em 3º no Cadastro. Maringá, em 24º e Londrina, em 26º, também figuram no “top 30” do ranking.

De acordo com o projeto, o sistema será desenvolvido com ações de estímulo à identificação das bicicletas pelos proprietários, através de campanha publicitária, inibindo o comércio ilegal através da agilidade na comunicação dos delitos às autoridades competentes. A proposta prevê ainda a criação da Carteira de Identificação de Ciclistas (CIC).

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado, que é responsável pelo registro de roubos e furtos, terá que criar um setor específico e publicar mensalmente boletim estatístico com horário e local com as maiores incidências dessas infrações. O órgão terá que criar um cadastro de bicicletas roubadas e recuperadas, indicando seu número de série, facilitando a identificação do equipamento.

Cadastro estadual
O projeto cria também o Cadastro Estadual de Bicicletas Recuperadas no Paraná. Isso facilitará a ciência, às vítimas, sobre os equipamentos encontrados e apreendidas pela polícia. Hoje, segundo Nereu Moura, a maioria das bicicletas recuperadas é apreendida pela polícia em bairros distantes de onde aconteceu o roubo ou furto. Elas são encaminhadas à delegacia da área e ficam lá, ocupando espaço, sem que o dono seja informado. A criação desse cadastro deve resolver esse problema, acredita.

A justificativa da proposta destaca ainda a criação de sites na internet, como o www.bicicletasroubadas.com.br, criados para registrar roubos para consulta e tentar recuperar os veículos. O banco de dados que alimenta a página virtual começou a ser montado em 2001, informa o deputado.

Insegurança
O aumento no número de furtos e roubos de bicicletas tem pautado quase que diariamente a imprensa do Paraná. “São equipamentos, na maioria dos casos, caros e a falta de segurança e impunidade tornaram este tipo de crime um negócio lucrativo para os criminosos”, ressalta o líder do PMDB.

A bicicleta, segundo o parlamentar, é um meio de transporte eficiente e menos poluente. A cada dia a população se conscientiza, havendo um estímulo por parte do Estado para o seu uso como meio de locomoção, quer seja para o trabalho, quer seja para as atividades rotineiras.

O projeto de lei, lido em Plenário nesta terça-feira, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Nereu Moura
www.nereumoura.com.br
www.facebook.com/DeputadoNereuMoura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.