Nereu Moura: “Comprar das micro e pequenas empresas é fundamental, porque elas estão perto das casas das pessoas” Foto: rtvcanal38.com.br/ |
Esta é primeira vez que nasce um movimento com este viés no país, “para que as pessoas percebam que, ao comprar dos pequenos negócios, estão melhorando a sua cidade, ajudando a economia”, frisou Nereu Moura. O parlamentar lembra que no Brasil existem mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas, que geram mais da metade dos empregos formais do país.
O movimento “Compre do Pequeno Negócio”, busca valorizar esse setor do nosso Estado. Nereu Moura lembra que no próximo dia 5 de outubro (segunda-feira) é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa, data criada para fortalecer quem é responsável por um terço das nossas riquezas.
O Sebrae, afirma o deputado, quer transformar a data, num dia especial do varejo, e estimular as pessoas a comprar dos pequenos. “E a aposta vai além: mostrar também que comprar do pequeno pode ser uma saída para a crise econômica”.
“Comprar das micro e pequenas empresas é fundamental, porque elas estão perto das casas das pessoas”, disse. Os estabelecimentos são geradores, na maioria das vezes, do primeiro emprego e o dinheiro movimentado por elas fica nos bairros, resultando num papel relevante no desenvolvimento das comunidades.
Panorama
As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. De janeiro a junho deste ano, de acordo com o Sebrae Nacional, foram criados no Brasil cerca de 730 mil pequenos negócios.
No Paraná, existem em média 850 mil pequenos negócios formalizados, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. O ponto alto do Movimento, que ocupará a agenda do Sebrae nos próximos anos, é o 5 de Outubro, referência ao Dia da Micro e Pequena Empresa, data que marca o início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa em 1999.
Este fato, em nosso Estado, é lembrado com a Semana da Pequena Empresa. O Movimento prevê no Paraná ações de atendimento individual, de revitalização do comércio, de compras públicas, envolvendo as 6 regionais da entidade, 12 escritórios e 31 Pontos de Atendimento ao Empreendedor, instalados em todo o Estado.
Serão atendimentos online, orientações em tendas, oficinas, palestras, cursos, encontros de negócios, seminários, consultorias, distribuição de kits com orientações sobre vendas, totalizando mais de 300 eventos e 5 mil consultorias, com foco em inovação, marketing, mídias digitais e finanças. O Sebrae está na vida dos empreendedores há mais de 42 anos.
Via Assessoria de imprensa /Ronildo Pimentel
Comentários