O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) aplica uma nova técnica para recuperar o pavimento de pontes no Estado. A nova tecnologia, em que é utilizado o concreto, e os resultados serão apresentados no 18º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária e 44º Reunião Anual de Pavimentação, em Foz do Iguaçu, em agosto.
A substituição do uso asfalto por concreto sobre as pontes traz mais agilidade à manutenção e aumenta a durabilidade do pavimento. “Por ser menos permeável, o concreto evita desgastes na estrutura da ponte e também exige menos reparos. Com essa técnica, a expectativa de vida útil do pavimento aumenta dos atuais 10 anos para aproximadamente 30 anos”, disse Wilson Ahrens, engenheiro responsável pela nova técnica.
Ele explica que para recuperar as pontes, as equipes retiram todo o pavimento antigo, sem atingir a estrutura. Depois, são instalados pinos a cada 50 centímetros. Na sequência, uma malha de aço é implantada sobre os pinos para depois receber o concreto.
A nova técnica já foi usada na ponte sobre o Rio Goioerê, na PR-468, e sobre o Rio Laranjinha, na PR-218. Ahrens afirmou que já existem projetos concluídos e outros em andamento para a recuperação de outras pontes no Paraná com esta tecnologia.
Outra alteração no processo de manutenção é o uso de juntas moldadas com selante plástico, o que diminui o aparecimento de rachaduras com o passar do tempo. “Essas juntas possuem maior flexibilidade em relação às juntas pré-moldadas, em neoprene”, afirmou o engenheiro.
Wilson Ahrens vai explicar como executar este tipo de manutenção em uma palestra no Encontro Nacional de Conservação Rodoviária , que acontece entre 18 e 21 de agosto, em Foz do Iguaçu. Os interessados podem ser inscrever pelo site www.rapvenacor2015.com.br/.
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