domingo, junho 23, 2013

Porto Barreiro:Prefeita Marinez Crotti lança o Programa Família Paranaense no município

O bem estar das famílias portobarreirenses. Este é um dos principais objetivos da prefeita Marinez Crotti. Por este motivo a administração aderiu ao Programa Família Paranaense, um movimento intersetorial voltado à melhoria das condições de vida de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. As famílias beneficiadas pelo programa deverão contar com transferência de renda ou serviços e ações que garantirão atendimento especializado. 

O Programa é um compromisso assumido entre o Estado e o município, onde a operacionalização das atividades acontece de modo conjunto. “Através do programa nós teremos eficiência nas ações, e inúmeras pessoas que vivem em condições inadequadas serão beneficiadas, garantindo a dignidade a muitas famílias. Esta parceria é mais uma prova de que estamos empenhados em melhorar as condições de vida da nossa população, por isso estamos sempre atentos a oportunidades como essa”, disse a prefeita.

Liliane Moresco, psicóloga do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e técnica responsável pelo município de Porto Barreiro, explica que o programa trabalha com seis eixos principais: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho e abrange também ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte. “Através deste programa, que é intersetorial, que envolve todas as secretarias do governo do estado e do município, vamos desenvolver ações visando a melhoria de vida dessas famílias”, destacou a psicóloga. 

Ao todo, 80 famílias de Porto Barreiro serão beneficiadas. A princípio estão sendo contempladas 41 famílias. O lançamento do programa no município ocorreu na última segunda-feira (17), no auditório da prefeitura.

O que é o Programa Família Paranaense

Programa Família Paranaense é um programa estratégico criado pelo governo do Estado do Paraná e executado pelos municípios, que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside. Tem como publico alvo, as famílias em maior situação de vulnerabilidade e risco social. Para medir essa vulnerabilidade e conseguir elencar as famílias prioritárias ao Programa, o IPARDES em conjunto com a secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social desenvolveu um índice sintético, chamado Índice de Vulnerabilidades das Famílias (IVF/PR), que leva em consideração indicadores importantes da situação familiar que ultrapassam o simples critério da insuficiência de renda na priorização do atendimento e atenção a família. O índice é calculado a partir da base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A expectativa é que o programa atenda 100 mil famílias até 2014.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul