quarta-feira, junho 05, 2013

Cantagalo:Escolas do município farão coleta de óleo vegetal usado

Procurador municipal Hoeliton Konjunski, prefeito Everson, secretário de Meio Ambiente Ocimar Scopel, técnico ambiental da GRT Luiz Cláudio e secretária de Educação Sirlei Okonoski. 


Prefeito Everson Konjunski fechou parceria com empresa que realizará coleta nos pontos da cidade. Escola e aluno mais dedicados serão premiados 

Um projeto que trará muitos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade está sendo implantando em Cantagalo. Trata-se da coleta adequada de óleo vegetal usado, que será destinado à reciclagem. A parceria realizada entre o prefeito Everson Konjunskia empresa GRT Óleo Vegetal, a secretaria de Educação e também a secretaria de Meio Ambiente do município prevê a instalação dos pontos de coleta em todas as escolas municipais da cidade. Um projeto que terá custo zero para os cofres públicos, é uma atitude simples que todos nós podemos tomar a partir de agora, levando o óleo usado nas nossas casas para os pontos de coleta. Uma atitude simples, mas que trará um ganho enorme para o meio ambiente, um ganho para nossa população”, comentou o prefeito 
Conforme o técnico ambiental da empresaLuiz Cláudio o óleo usado nas casas geralmente é jogado dentro de ralos, o que causa entupimento da rede de esgoto ou então jogam no lixo causando poluição de lençóis freáticos e do solo. “A partir da coleta adequada que faremos nas escolas de Cantagalo, a exemplo do que já fazemos em inúmeros municípios, reciclamos esse óleo para produzir biodiesel, ração para animais, tintas, entre muitas outras coisas”, informou. 

COMO FUNCIONARÁ O PROGRAMA? 

Alunos, funcionários e toda comunidade podem participar levando o óleo de fritura usado dentro de garrafas PET de dois litros e o depositando dentro dos Eco Pontos, que serão instalados em todas as escolas municipais ainda neste mês. Cada escola receberá R$ 0,30 por litro de óleo arrecadado e a partir de 1.000 (mil) litros coletados, a escola que mais coletar ganhará um notebook. Além disso, se a escola atingir o mínimo de 1.000 litros de óleo arrecadado, o aluno que mais colaborar trazendo o óleo ganhará um tablet. 
A intenção da administração municipal é fazer da coleta de óleo vegetal usado uma lei à toda comunidade, cujo projeto será encaminhado nos próximos dias para a Câmara de Vereadores para que seja votado. A partir da criação da lei, será possível criar pontos de coleta em outros locais do município. 
  
Via Assessoria de Imprensa PMC

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul