quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Cascavel:Prefeito reeleito diz que problemas da saúde e educação são momentâneos


O prefeito de Cascavel, no oeste doParaná, Edgar Bueno (PDT) falou nesta quarta-feira (20) sobre os problemas gerados pela contenção de gastos da Prefeitura. A medida foi tomada para evitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Bueno lamentou a redução da carga horária dos professores municipais e disse que esse foi um “momento inoportuno”.
“Nesse momento não tem o que negociar porque nós estamos no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e não podemos pagar mais, nós não podemos aumentar a folha de pagamento, nós não podemos contratar ninguém. Então, nesse momento nós não podemos negociar. Eles podem confiar em mim. Eu posso dizer a eles que no que passar essa situação, nós vamos sentar, vamos oferecer o que há de melhor para os nossos professores”, prometeu.
Os professores municipais paralisaram as atividades na quinta (14) e na sexta-feira (15). Eles decidiram voltar às aulas, contudo, reduziram a carga horária. Nas escolas municipais as aulas voltaram com uma hora de atraso e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), com duas horas. Os docentes exigem do governo municipal a revisão do plano de cargos, carreiras e salários e querem, também, a garantia de 33% de hora atividade.
Por causa desta redução, muitos pais precisam deixar os filhos sozinhos em frente às escolas para poderem trabalhar ou, então, chegam atrasados no trabalho. Em entrevista à RPC TV, uma mãe disse que perdeu o emprego, pois atrasou. Para o prefeito, a situação é “lamentável”. “Você imagina o que significa um pai perder um emprego, perder a renda familiar por irresponsabilidade de alguns de não abrir o colégio? Esse não é o momento de greve, todos conhecem os limites do Município, todos conhecem os limites da Lei e eles não deveriam fazer isso”, completou.
Outra medida adotada pelo prefeito foi a alteração do horário de funcionamento de 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde o dia 7 de fevereiro, elas passaram a funcionar apenas das 7h às 13h. Quanto a isso, Bueno garantiu que é uma situação momentânea. “Eu estou pedindo que eles [funcionários UBS] deem o maior atendimento, o maior carinho, a melhor atenção para todos aqueles que precisarem de atendimento e que encaminhem para as UPAS”, disse.
“A nossa intenção é atender o mais rápido possível a necessidade e responsabilidade da lei, porque daí você, realmente, começa a crescer novamente e não vamos ficar até o fim do ano com a mesma discussão, com a mesma dificuldade”, concluiu Bueno.
G1/Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul