terça-feira, abril 17, 2012

Laranjeiras do Sul:Encontro Operadores Cadastro Único foi realizado na Secretaria de Assistência Social

Na semana passada, estiveram reunidos no auditório do CRAS de Laranjeiras do Sul - PR, os Operadores Municipais do Cadastro Único – CADUNICO, Assistentes Sociais vinculados ao CADUNICO e Programa Bolsa Família – PBF e Gestores Municipais do CADUNICO e PBF dos seguintes municípios:
1 - CANDÓI
2 – CANTAGALO
3 – DIAMENTE DO SUL
4 – ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU
5 – FOZ DO JORDÃO
6 – GOIOXIM
7 – LARANJEIRAS DO SUL
8 – MARQUINHO
9 – PALMITAL
10 – PORTO BARREIRO
11 – QUEDAS DO IGUAÇU
12 - RIO BONITO DO IGUAÇU
13 – VIRMOND

Com o objetivo de expor e discutir as inconsistências apresentadas pela versão 7 do Aplicativo CADUNICO e do Sistema de Benefícios ao Cidadão – SIBEC, que vem causando enormes dificuldades na operacionalização diária da gestão do CADUNICO / PBF.

Problemas como a constante instabilidade do sistema até o cancelamento indevido dos benefícios, dentre outros a serem listados abaixo, ocasionam constrangimento na relação entre os beneficiários, que por qualquer motivo tenham perdido seu benefício e a gestão municipal do CADUNICO / PBF, onde os responsáveis chegam a ser ofendidos e até ameaçados pelos beneficiários que não compreendem ou aceitam as explicações dadas.

Mesmo porque o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS e a Caixa Econômica Federal – CEF não vem a público assumir as diversas falhas operacionais no CADUNICO / SIBEC, deixando a cargo dos municípios a responsabilidade de informar aos beneficiários que seu benefício foi cancelado devido a falhas no sistema que faz o pagamento no país inteiro.
A seguir, as diversas falhas e/ou dificuldades que os usuários do CADUNICO / SIBEC convivem na sua rotina diária :

1 Cancelamentos indevido – motivo “ RENDA SUPERIOR “ no momento da digitação o cadastro possui renda compatível com o programa mas o sistema aufere uma renda que cancela o benefício; falha operacional do sistema;

2 Cancelamentos indevido – motivo “ GERAÇÃO INDEVIDA “ falha operacional do sistema;

3 Cancelamentos indevido – motivo “ CANCELAMENTO DE TODOS OS BENEFICIOS VARIÁVEIS “ falha operacional do sistema;
4 Cancelamentos indevido – motivo “ EXCEDIDO TEMPO DE PERMANENCIA NO PROGRAMA “falha operacional do sistema;

5 Cancelamentos indevido Benefício Variável Jovem – BVJ – no mês de 01/2012 - falha operacional do sistema;

6 Cancelamentos parcial de benefícios - falha operacional do sistema; falha operacional do sistema;

7 Alteração de Responsável Famíliar – RF – Gera benefício para o novo RF e mantém o benefício do antigo, RF falha operacional do sistema;

8 Branqueamento dos campos do cadastros - falha operacional do sistema;

9 Certidões de Nascimento e Casamento – com numeração totalmente divergente com a informada no cadastro, inclusive cças tendo informada numeração de Certidão de Casamento; segundo a GISES Curitiba - divergências com o sistema de Informações Sociais - SIISO

10 - CPF – alta incidência de diferenças batimento das informações do CADUNICO com CPF, forçando o operador a excluir o CPF do cadastro da pessoa, já que para fazer a alteração dos dados do CPF o beneficiário precisa pagar R$ 5,40, o que dificilmente acontece;

11 Mensagem de erro – “FAVOR INFORMAR A EQUIPE DE TI PARA AVALIAÇÃO - V. 7.13.79” – falha operacional do sistema; não temos informação sobre a causa deste erro;

12 DESCARACTERIZAÇÃO DA PESSOA – segundo orientação nas capacitações poderíamos alterar até 3 campos que a atualização seria efetuada, isso não ocorre e em alguns casos acontece mesmo sem efetuarmos qualquer alteração;

13 CADUNICO NÃO CALCULA CORRETAMENTE A RENDA PERCAPTA FAMILIAR – esta falha ocasiona diversos transtornos como:
a – concessão de benefício para família sem perfil PBF
b – concessão de benefício básico a família sem perfil de renda
c – dificuldades na geração dos relatórios para Tarifa Social de Energia e para o INSS, já que precisamos verificar a renda de todos no cadastro para termos a informação;

14 CONSTANTE INSTABILIDADE NO SISTEMA – durante digitação o sistema se desconecta e o trabalho não salvo é perdido;

15 BENEFÍCIOS ORIUNDOS DE OUTRO MUNICÍPIO NÃO MIGRAM – esta falha ocasiona diversos transtornos na gestão, como cancelamento indevido do benefício, famílias cadastradas em mais de um município, família cadastrada no município X e o benefício no município Y, dificuldades da informação das condicionalidades da educação e saúde;

16 Cancelamentos indevidos – motivo “ AUSÊNCIA DE SAQUE“ falha operacional do sistema;

17 Cancelamentos indevidos – motivo “ ACÚMULO FINANCEIRO COM O PETI“ falha operacional do sistema;

18 ALTERAÇÕES NO CADASTRO NÃO SE EFETIVAM – no ato da digitação o sistema informa que todas as alterações no cadastro foram efetuadas, mas após 48 horas verificamos que uma ou mais pessoas não tiveram seus dados atualizados, repetimos o processo e não temos sucesso;

19 ASSESSORIA MDS / CEF – apesar do MDS fornecer inúmeros telefones e emails para contato, dificilmente somos atendidos e quando acontece a ligação é interrompida como se tivessem desligado o telefone, e o 0800 da CEF os atendentes além de não possuírem capacitação para tal ainda não tem nenhuma autonomia para efetuar o serviço solicitado, sendo somente um serviço de consulta;

20 SERVIÇO 0800-707-2003( FOME ZERO ) – o atendente despreparado, via de regra sempre informa que o solicitante tem direito ao benefício e o erro é da prefeitura que deve resolver a situação;

21 AUDITORIAS TCU – proporcionar acesso da gestão municipal as informações do INSS, DETRAN, RECEITA FEDERAL e demais órgãos envolvidos, pois como a informações no cadastro são AUTODECLATÓRIAS, a subdeclaração de renda é frequente, o que dificulta a correta verificação da situação socioeconômica da família;

22 RETORNO DO SIMAC – excelente ferramenta na verificação dos cadastros inclusos em auditorias do TCU,

23 SIBEC – impossibilidade de efetuar BLOQUEIOS E DESBLOQUEIOS nos benefícios;
chegamos a conclusão de que o sistema de captação de dados – CADUNICO - e o sistema para efetua o pagamento e outras ações diretas na gestão dos benefícios – SIBEC- não se conectam completamente, causando todos os problemas acima relatados e dificultando enormemente a relação entre gestores municipais e beneficiários do PBF, usuários e não responsáveis institucionais pelo correto funcionamento destes sistemas.

Passado mais de 1 ano da migração para a versão 7 do CADUNICO, onde propagou-se que desta vez teríamos em nossa mãos a solução de todos os problemas das versões anteriores, verificamos que a atual versão simplesmente inviabiliza o trabalho em nossos municípios, onde realmente a rotina diária através do contato direto com os usuários se desgasta na medida que tantas dificuldades e desinformação aliadas a falta de soluções por parte que quem deveria assumir publicamente suas atribuições não acontece.

Nosso objetivo é apenas expressar nossa indignação com tamanha falta de respeito com os municípios, leia-se gestão do CADUNICO / PBF e com os usuários, beneficiários, deste sistema, que deveria facilitar a conexão entre todos os participantes dos Programas Sociais do Governo Federal.

Via blog do Cras http://craslaranjeirasdosul.blogspot.com.br/2012/04/encontro-operadores-cadastro-unico.html

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