Pular para o conteúdo principal

Francisco Beltrão:Governador Beto Richa autoriza vestibular de medicina

O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira (27), em Francisco Beltrão, o edital do primeiro vestibular do curso de Medicina no campus local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Richa anunciou o próximo dia 30 de junho como data do início das inscrições para o concurso.

A nova faculdade de medicina vai funcionar em conjunto com o Hospital Regional do Sudoeste, que é referência em atenção de saúde na região. O primeiro vestibular abre 30 vagas e as aulas começam no início do próximo ano.

O governador afirmou que a criação do curso de medicina em Beltrão faz parte de um compromisso do governo estadual de reestruturar o ensino superior do Estado. De acordo com ele, a instalação representa um investimento de R$ 20 milhões do governo estadual.

“A formação de profissionais de medicina na região é um pedido antigo da comunidade do Sudoeste que o governo está conseguindo atender”, disse Richa. “Por isso fiz questão de vir aqui e oficializar a instalação”, afirmou. “Não medimos esforços para garantir os recursos pois entendemos a importância do desenvolvimento social e econômico do Sudoeste”.

O governador disse ainda que a transformação do hospital regional em hospital universitário também representa um grande avanço. “A implantação do curso vai atrair mais profissionais de saúde para a região”, afirmou.

ESFORÇO

Segundo Richa, o governo estadual avalia a instalação de 50 novos cursos universitários em todo o Paraná. “Nossa vontade é atender a todos, mas infelizmente não temos recursos suficientes para isso”, explicou. “Fizemos um grande esforço para abrir este curso”.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o Sudoeste é única região do Paraná que não dispunha de curso de medicina dentro da rede estadual de universidades. “Esta será a quinta faculdade de medicina do sistema de ensino superior estadual”, disse. Os cursos das universidades estaduais de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa têm cerca de 1.050 alunos. "Com a formação de médicos no interior, fica muito mais fácil para as prefeituras atraírem estes profissionais para seus quadros".

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, lembrou que o Hospital Regional do Sudoeste pode ser usado com base do curso de Medicina porque o governo estruturou a unidade com a contratação de quase 600 servidores concursados, a compra de equipamentos e a resolução de problemas estruturais. “Com isso, queremos estimular a fixação de profissionais da área médica no Sudoeste”, disse

PROVIDÊNCIAS

O reitor do campus da Unioeste em de Francisco Beltrão, Paulo Sérgio Wolff, ressaltou que a iniciativa da instalação de uma faculdade gratuita e de qualidade na região concretiza o compromisso do Estado de interiorizar o ensino.

Wolff disse que já está adotando as primeiras providências para a instalação do curso. “Estamos licitando quatro salas de telemedicina e teleconferências e outros equipamentos curso. Queremos trabalhar em cooperação com o curso de Cascavel”, disse.

Para o prefeito do município, Wilmar Reichembach, a implantação do curso representa desenvolvimento e união para a região Sudoeste. “Foi uma sábia decisão do governador ao implantar o curso no município, pois essa ação vai proporcionar mais desenvolvimento, atrair mais médicos e com isso teremos qualidade de vida no Sudoeste do estado. Isso muda a nossa realidade”, afirmou.

A solenidade contou com as presenças do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, dos deputados federais Osmar Serraglio e Nelson Meurer, e os deputados estaduais Ademar Traiano, líder do governo na Assembléia Legislativa, Caíto Quintana e Rose Litro, além de lideranças de municípios da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.