Pular para o conteúdo principal

Santa Helena: Três jovens foram presos por pichar Igreja

Três jovens foram presos no sábado (21) em Santa Helena, no oeste do Paraná, depois de pichar a parede da Matriz da Igreja Católica da cidade. “Deus é gay”, “Pquenas Igrejas Grandes Negócios” e “fuck the religions”, foram as frases usadas por eles para expressar a revolta contra as igrejas.
De acordo com o sargento da Polícia Militar, Edson Bottini, os rapazes contaram que fizeram isso porque “não acreditam em Deus e acham que a religião é uma farsa”. A ação aconteceu na madrugada de sexta-feira (20).
Segundo a PM, na quinta-feira (19) os três decidiram fazer a pichação e foram até uma loja comprar os materiais. À noite, depois de beber, foram até a igreja e picharam o local.
Em nota, os padres da paróquia e o Conselho Pastoral disseram que os católicos manifestaram profunda indignação, reprovação e ficaram ofendidos com os atos de vandalismo. “A atitude dessas pessoas foi uma blasfêmia contra Deus, o criador de todas as coisas, e contra os católicos que usam este templo sagrado”.
Os três rapazes, um de 20 e outros dois de 19 anos, foram ouvidos e liberados depois de se comprometerem a comparecer ao fórum.
Veja a íntegra da nota dos padres e do Conselho Pastoral de Santa Helena:
“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo”. (Lc 10,27)
A legislação brasileira dá o direito de expressão a todos os cidadãos, mas também exige respeito pelo patrimônio alheio, inclusive criminalizando atos de vandalismo e pichação.
Nesta manhã de sexta-feira os católicos de Santa Helena e porque não dizer, todas as pessoas de boa vontade, ao passarem pela Igreja Matriz Santo Antonio manifestam profunda indignação, reprovação e sentem-se ofendidos pelos atos de vandalismo que aconteceram ao longo desta noite de quinta para sexta, quando alguns elementos picharam a parede lateral da Igreja com ofensas à religião e a Deus.

Esses atos são considerados uma blasfêmia (do dicionário)

1. Ultraje a algo considerado sagrado, a uma divindade ou religião;
2. Palavras ofensivas e insultantes contra uma pessoa ou um objeto dignos de respeito).
Portanto, como Igreja Católica afirmamos:
1. A atitude dessas pessoas foi uma blasfêmia contra Deus, o criador de todas as coisas, e contra os católicos que usam este templo sagrado para as celebrações sagradas da comunidade e para seu encontro pessoal com Deus;
2. Como crime previsto na legislação, exigimos que as autoridades competentes investiguem o caso e dêem respostas a toda comunidade santa-helenense;
3. Esses fatos, como vários outros que tem sido corriqueiros em nossa cidade, são as consequências de uma sociedade que deixou os valores fundamentais de lado: valores da vida, do respeito ao próximo, da família, do amor a Deus;
4. Quando o ser humano é desumanizado naquilo que lhe é mais precioso – “ser imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26) qualquer ideologia: do poder, do dinheiro, da vaidade, do anárquico se avultam;

Por isso é urgente que a sociedade, a igreja, as famílias, os responsáveis pelos poderes públicos, os educadores de nossas instituições assumam esse papel de formadores da vida e das pessoas no cuidado dos valores que são fundamentais a todos: a vida, o ser humano em todas as suas dimensões, a liberdade religiosa e o respeito às manifestações de fé.

Santa Helena, 20 de abril de 2012.

Padres da paróquia e Conselho Pastoral.

Comentários

Anônimo disse…
esses elementos pra mim sao coisa atoa gue nao tem o gue fazer eu pra mim perder a moral nao tem falor nehum pra asociadade e so hinguilhoras esse tipo de gente se da pra chamar de gente so coisa atoaaaaaaaa.
Anônimo disse…
Não se justifica a intolerância de alguns garotos que picharam a Igreja, para, de certa forma, agredir a instituição e seus fiéis; porém, tão infeliz quanto essa atitude, foi a resposta dada pelos Padres da Paróquia e pelo Conselho Pastoral, nesta nota, quando citam que fatos deste tipo, são gerados por causa de uma sociedade, que entre outras coisas, não possui um "valor fundamental", que é o "amor a Deus". Ora, então quem não compartilha destes valores, são vândalos? Os ateus e os agnósticos são vândalos? Como alguém pode reclamar da intolerância e desrespeito de terceiros, se tem atitudes semelhantes? E o pior de tudo: Enquanto o ato, que deve ser sim, recriminado, foi cometido por jovens; a resposta, por outro lado, foi dada por pessoas maduras, que teoricamente deveriam ter um nível cultural mais elevado, mais experiência de vida e que por representarem uma instituição com tantos fiéis, tem o dever de se posicionarem de um modo mais cuidadoso, para o esclarecimento dos fatos e de seu posicionamento.

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.