Pular para o conteúdo principal

Deputados estaduais aprovaram em 1ª votação o reajuste para o salário mínimo regional

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram, nesta segunda-feira (23), em primeira votação, o projeto de lei que reajusta em 10,32% o salário mínimo regional. A votação foi realizada durante uma sessão extraordinária, em regime de urgência, logo após a aprovação do texto do projeto pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), durante a manhã.

O projeto voltará ao plenário para segunda discussão na tarde desta terça-feira (24). Após passar por todas as votações, a matéria seguirá para sanção do governador Beto Richa. O novo mínimo passará a valer já no dia 1º de maio.

O projeto de reajuste foi enviado à Assembleia na última quarta-feira (18), com valor abaixo da correção do mínimo nacional, que ficou em 14,1%. Caso a proposta seja aprovada, o novo salário mínimo terá valores entre R$ 783,20 e R$ 904,20 – dependendo da categoria.

Pedido

Para 2013, o projeto de lei prevê aumento real de 5,1% mais o reajuste da inflação do período. Com base nesses números, o novo valor do mínimo do próximo ano será estipulado por decreto governamental. No entanto, as principais entidades do setor produtivo, que formam o chamado G-8, pediram ao líder do governo, Ademar Traiano, que esta previsão seja retirada do texto.

O parlamentar disse que iria levar a demanda ao governador, mas não garantiu que ela seria atendida. Caso haja alguma emenda ao texto, ela poderá ser feita nesta terça-feira, durante a segunda votação da matéria.

Valores

O método para o reajuste foi criado com a ajuda das centrais sindicais e tem como objetivo, segundo a Secretaria Estadual do Trabalho, garantir um ganho real para os trabalhadores do estado.

A proposta se baseia no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que cresceu 10,32% no biênio 2010-2011. Metade desses resultados (5,1%) mais a variação de 4,97% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, é que dão origem ao novo mínimo regional deste ano. A outra metade do crescimento econômico do país ficaria garantida para 2013, acrescida da variação que o INPC tiver no período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.