quinta-feira, março 01, 2012

Marmeleiro:Rebanho de gado está abandonado em sítio

A Defesa Sanitária do Paraná está investigando o abandono de dezenas de vacas em um sítio de Marmeleiro, no sudoeste do Paraná. Vários desses animais já morreram e outros estão debilitados e cheios de parasitas.

Em torno do sítio, o que chama a atenção é grande quantidade de corvos. Pelo menos cinco carcaças de animais mortos já foram encontradas. Segundo os vizinhos, no fim de outubro de 2011 três caminhões de gado foram descarregados no local. Desde então, ninguém apareceu para tratar os animais.

De acordo com o veterinário Fábio Monteiro, da Defesa Sanitária, a área não está cadastrada no sistema para receber os animais. Ele afirma que o transporte das vacas até o local foi irregular. Monteiro, que esteve no local para avaliar os animais, diz que ainda não há indícios de que haja alguma contaminação, mas não sabe se os animais receberam a vacina contra a febre aftosa.

Ainda segundo o veterinário, o dono do gado não é o mesmo dono do terreno. "O proprietário [do sítio] já foi notificado e já assumiu o compromisso de que assim que voltar de uma viagem vai se apresentar na Defesa e vai esclarecer a origem desse rebanho", conta Monteiro.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul