terça-feira, março 20, 2012

Agronegócio: soja registra melhor preço de venda dos últimos anos‏

Soja e milho vão render 17,84 milhões de toneladas nesta safra de verão no Paraná, apesar do impacto das duas estiagens registradas desde novembro. As perdas são de 15,8% (3,35 milhões de toneladas) na comparação com a safra recorde do ano passado, quando a oleaginosa e o cereal atingiram 21,19 milhões de toneladas. Proporcionalmente, as perdas são maiores na soja do que no milho.

Após os produtores registrarem prejuízo, causado pela estiagem que assolou a região, agora os sojicultores já podem comemorar! O preço do produto está bastante valorizado e subiu de forma a compensar parte dos prejuízos deixados pela seca. A quebra na safra não atingiu apenas o Brasil, mas também a Argentina e os Estados Unidos, o que ocasionou uma oferta menor de produto. Aí, entra a regra básica da economia com pouco estoque, os preços sobem.

Segundo o analista Camilo Motter, os preços praticados se aproximam de 14 dólares por 27 quilos de soja. A expectativa de produção era de 75 milhões de toneladas e os últimos números levantados apontam para uma safra de 68 milhões de toneladas. A quebra deve aumentar, e isso possibilita que os bons preços de mantenham. No início de fevereiro, a soja era vendida a 42,80, hoje o preço praticado está em 49,50 e a tendência é melhorar. E essa é a hora do produtor aproveitar para obter lucro.

Coopergrão

Em conversa com Luiz Celso Machado gerente comercial da Coopergrão, o preço praticado hoje 20/03/2012 é de R$49,50 , so esteve melhor em 2004 quando chegou a 51,00 mas o dolar éra de R$3,00, mas mesmo neste preço praticado pelo mercado tens produtores , na regiao que estão colhendo abaixo de 100 sacas por ALQUEIRE ENQUANTO O NORMAL É DE 120 A 150 ALQUEIRES, '' Isto é preocupante, temos que ajudar o produtor afinal é o carro chefe da região", finalizou Luis.

Matéria Hércules Folador

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul