sexta-feira, janeiro 20, 2012

Paraná teve 680 casos de acidentes com escorpiões em 2011

Uma invasão de escorpiões têm preocupado os moradores do bairro Jardim Liberdade, em Maringá, no norte do Paraná. Os aracnídeos já apareceram dentro das casas, no quintal e no meio da rua, segundo os moradores."A gente fica com medo. Como eu tenho um bebê, tenho medo que eles subam no berço", conta a dona de casa Juliana Barbosa.
Segundo a Secretaria de Saúde, de todos os 680 casos de acidentes com escorpiões no estado em 2011, o maior foi registrado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, com 138 ocorrências. Em Paranavaí, no noroeste, foram 144 casos. E em Maringá, 71.
No caso dos moradores de Maringá, a suspeita é de que os escorpiões estejam procriando em um terreno baldio que é tratado pelos próprios moradores como lixão. O dono do terreno já foi notificado pela prefeitura para realizar a limpeza do local.

Prevenção

Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstância de defesa. Para que um acidente com esse tipo de aracnídeo não ocorra, devem-se tomar algumas medidas básicas de prevenção:

- Examine calçados e roupas antes de usar.
- Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção.
- Mantenha o habitat familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.
- Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas.
- Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem.
- Use telas e vedantes em portas e janelas.
- Use ralos protetores.
- Crie aves domésticas em zonas rurais, elas agem como predadores naturais.
- Mantenha camas a uma distância de 10 centímetros da parede.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul