sábado, dezembro 03, 2011

Laranjeiras do Sul: Semusa desenvolve campanha para incentivar exames de HIV

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A exemplo dos últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), desenvolveu nessa data a campanha “Fique Sabendo”, uma mobilização de incentivo à realização do teste rápido de HIV que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do exame para o controle da doença.

A campanha deste ano foi realizada no setor de Vigilância Epidemiológica e nos postos de saúde da Barão e do Bairro São Francisco. Porém, de acordo com o enfermeiro Fabiano Popia, responsável pelo setor de vigilância epidemiológica, os testes rápidos de HIV estão à disposição da população durante o ano todo. “Fazer o teste de AIDS é uma atitude que mostra como a pessoa se preocupa com a sua saúde e também com a finalidade de diagnosticar precocemente o portador do vírus a fim de realizar o acompanhamento ou tratamento, garantindo assim um aumento da qualidade de vida deste paciente”, enfatiza Popia.

Atualmente em Laranjeiras do Sul o acompanhamento e o tratamento dos portadores de HIV/AIDS são coordenados pela Vigilância Epidemiológica e alguns exames ainda são feitos em Guarapuava. Ainda segundo o enfermeiro Popia, Laranjeiras do Sul possui 57, pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, sendo 23 homens e 34 mulheres. Todos esses pacientes recebem todo o acompanhamento e tratamento da Semusa.

Outra ação desenvolvida pela Semusa ocorreu na quarta-feira, 30, durante o show com Teodoro & Sampaio no estádio 1º de Maio, quando foram entregues preservativos e panfletos educativos sobre os modos de transmissão da doença.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul