segunda-feira, dezembro 19, 2011

Governador Beto Richa condecora 46 personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro

O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (19/12) a condecoração da Ordem Estadual do Pinheiro a 46 pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná.

Instituída em 1972, a Ordem do Pinheiro é a mais alta comenda do Estado e é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As homenagens marcaram as comemorações de 158 anos da emancipação política do Paraná. “Homenageamos figuras ilustres pelas contribuições que deram para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País, com ética e civismo”, disse o governador, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Em discurso, Beto Richa ressaltou a participação dos imigrantes na formação do Paraná e destacou a contribuição de ex-governadores no desenvolvimento político do Estado. “É uma honra homenagear, em nome dos paranaenses, os governadores que tanto se empenharam para transformar o Paraná em um estado que o Brasil inteiro reconhece, pela sua pujança e potencialidades”, disse, ao entregar a Paulo Pimentel, Emílio Gomes, Jaime Lerner e Jayme Canet Junior a comenda de Grã-Cruz.

Richa fez um resgate da história do Paraná e enumerou as contribuições dos homenageados para o Estado, cada um no seu ofício. As personalidades prestaram relevantes serviços, como na administração pública, nos negócios, na justiça, no esporte, na ciência, na medicina, na história, na religião ou na comunicação. “Cada um deles nos inspira e nos encoraja com sua importantíssima contribuição para o desenvolvimento social, cultural, científico, político e econômico do Estado e da pátria que nos irmana”, concluiu ele.

Entre os homenageados deste ano estava o senador mineiro Aécio Neves, que foi condecorado com o título de Grã-Cruz. Aécio agradeceu o governador Beto Richa e disse que a homenagem é dedicada a todo o povo mineiro, que tem história similar com o Paraná. “Estou extremamente honrado. Fico feliz em ser lembrado por Richa para receber esse prêmio. O Paraná tem uma grande história política e social”, disse o senador, que destacou a contribuição do ex-governador José Richa na democratização e elaboração da Constituição brasileira.

RECONHECIMENTO - Na área do esporte, o paranaense Emanuel Fernando Scheffer Rego, jogador de vôlei de praia, foi homenageado com o título de Cavalheiro. Nascido em Curitiba, o atleta disse que receber a condecoração representa o reconhecimento pelo seu trabalho. “Fico feliz de ter meu nome lembrado. Vou continuar meu trabalho social para devolver esse prêmio com resultados para as crianças paranaenses”, disse ele, se referindo ao projeto Leões do Vôlei que oferta aulas de voleibol para alunos de escolas municipais de comunidades carentes de Curitiba. Os atletas Anderson Silva e Gilberto Amauri Godoy Filho (Giba) também receberão as condecorações.

O jornalista Luiz Geraldo Mazza recebeu o título de Cavalheiro pelos serviços prestados para a comunicação social paranaense. Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, Mazza tem 80 anos de idade, sendo 60 de jornalismo. Trabalhou como editor e repórter para jornais como a Folha de São Paulo, Diário do Paraná, Última Hora e Correio de Notícias. “Data muito importante, que marca grandes acontecimentos históricos para os paranaenses. Fico agradecido por esse reconhecimento”, disse ele, que é titular da cadeira 20 da academia paranaense de letras.

Outro comunicador paranaense homenageado com o título de Cavaleiro foi Laurentino Gomes, escritor que recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem. Ele escreveu dois importantes livros sobre a história brasileira, um retrata a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 e outro sobre a independência do Brasil em 1822. Laurentino agradeceu a condecoração e enumerou acontecimentos históricos que marcaram a emancipação política do Paraná.

SAÚDE PÚBLICA – Um dos homenageados condecorados com o grau de Comendador foi o médico Ricardo Pasquini. Ele realizou o primeiro transplante de medula óssea do Brasil e foi o primeiro da América Latina a fazer um transplante de medulas do cordão umbilical. Foi o responsável também pela implantação do serviço de transplante de medula do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Ricardo Pasquini classifica o título como reconhecimento do trabalho feito pelo povo paranaense e disse que se sente honrado em receber a maior condecoração do Estado. “Marca uma história de conquista e trabalho, onde muitas vidas foram salvas”, afirma.

Outra personalidade que recebeu o grau de Comendador foi a desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral, Regina Helena Portes. “Fico feliz com esse momento especial. Foi um convite inesperado que representa a boa relação dos poderes Judiciário e Executivo”, classificou Portes, que em 1999 foi nomeada a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

RELAÇÃO DE HOMENAGEADOS COM A ORDEM ESTADUAL DO PINHEIRO

GRÃ-CRUZ: Aécio Neves, Emílio Hoffmann Gomes, José Eduardo Martins Cardozo, Jayme Canet Junior, Jaime Lerner, Paulo Bernardo e Paulo Cruz Pimentel.

GRANDE OFICIAL: Jorge Gerdau Johannpeter, Dom Pedro Fedalto, Miguel kfouri Neto e Reinhold Stephanes.

COMENDADOR - Belmiro Valverde Jobim Castor, Carlos Roberto Massa, Félix Fischer, Gert Guenther Hatschbach, Ibrahin Fayad, Jean– Michel Jalinier, Onésimo Mendonça de Anunciação, Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Padre Reginaldo Manzotti, René Ariel Dotti e Ricardo Pasquini.

OFICIAL - José Alencar Furtado, Carlos Roberto Madalosso, Carlos Antonio Gusso, Jefferson Nogaroli, João José Bigarella, Mussa José Assis, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Rodrigo Costa da Rocha Loures, Duílio Genari, João Lopes da Silva, Hugo Gonçalves, Jośe Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó).

CAVALEIRO - Emanuel Fernando Scheffer Rego, Guntolf Van Kaick, José Henrique Corbage Rabello, Laurentino Gomes, Luiz Geraldo Mazza, Nicolau Inthon Klüppel, Pedrinho Antonio Furlan, Tenente Coronel Edemilson de Barros, Paulo Roberto Juk, Anderson Silva, Gilberto Amauri de Godoy Filho (Giba).

AEN

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul