sexta-feira, setembro 09, 2011

Chuvas em Santa Catarina

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina nesta semana fizeram com que 26 cidades decretassem situação de emergência, segundo boletim da Defesa Civil divulgado às 17h desta sexta-feira (9). Dois municípios decretaram estado de calamidade pública, e a Defesa Civil confirmou duas mortes por conta das chuvas no estado. Os dados anteriores, do final da manhã, indicavam que eram 15 as cidades em emergência.(cluque na imagem abaixo)
Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil do estado, o número de pessoas afetadas passa de 779 mil, sendo que mais de mais de 54 mil estão desalojadas e quase 8 mil estão desabrigadas.

As cidades que decretaram calamidade pública são Rio do Sul e Brusque. Os 26 municípios em situação de emergência são Alfredo Wagner, Angelina, Bocaina do Sul, Canelinha, Caçador, Correia Pinto, Florianópolis, Herval D'Oeste, Ituporanga, Leoberto Leal, Lindoia do Sul, Major Gercino, Mirim Doce, José Boiteux, Navegantes, Papanduva, Petrolândia, Santo Amaro da Imperatriz, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, São João Batista, Tijucas, Trombudo Central, vidal Ramos, Videira e Witmarsum.

Também aumentou o número de municípios que enviaram à Defesa Civil do estado notificação preliminar de desastre: por volta das 12h eram 49 municípios, agora já chega a 69 o número de cidades.

Mortes
O boletim divulgado às 17h menciona o registro de apenas uma morte, mas a Defesa Civil confirmou na manhã desta sexta-feira (9) a segunda vítima relacionada à chuva no estado. Dois homens estavam em um barco no Bairro Pamplona, em Rio do Sul, quando o remo atingiu um fio de alta tensão. Um deles morreu no local e o outro foi hospitalizado, segundo o major Emerson Nerin.

Na quinta-feira (8), uma morte já havia sido confirmada em Guabiruba, a 110 km de Florianópolis. A vítima é um homem de 65 anos, que morreu após subir no telhado de sua casa e a estrutura desabar.

Três pessoas ficaram feridas devido à enxurrada - um em Ilhota e outro em Ascurra – e 39 doentes.
Segundo o major Aldo Batista Neto, da Defesa Civil, há comunidades isoladas pelas águas em quatro cidades: Ilhota, Blumenau, Itajaí e Agronômica. "Pode haver mais comunidades isoladas em outras cidades e ainda não recebemos informação. Estamos montando uma força-tarefa para, com ajuda de helicópteros, conseguir chegar às regiões que precisam de ajuda", diz o oficial.

Pelo balanço das 11h divulgado pela Defesa Civil, havia subido para 32,8 mil o número de desalojados e outros 4,9 mil desabrigadas.

Cerca de 8 mil casas foram destruídas e seis cidades tiveram comunicação por telefone cortadas.

Em Itajaí, 1.647 pessoas foram levadas para abrigos. Mais de 5 mil casas foram destruídas em Navegantes. No estado, são 7.284 casas danificadas e 61 prédios públicos com danos.

Rio Itajaí-Açu sobe 12 metros
Nesta sexta, o nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, está 12,4 metros acima do normal, e deve continuar subindo pela manhã. Várias ruas estão inundadas pela água, que invade casas e carros. Esta já é considerada a pior enchente dos últimos 20 anos na cidade.

A Defesa Civil de Blumenau informou que 70% da cidade foi atingida por deslizamentos e alagamentos em razão do aumento do nível do rio Itajaí-Açu. Trinta e dois bairros foram atingidos. Ao todo, 72 abrigos estão aptos a receber desalojados.

O maior número de desabrigados no estado foi registrado em Blumenau: são quase 15 mil, além de 280 mil foram afetados pelas enchentes, seguida de Brusque, com 105.495 mil afetados.

Deslizamentos de terra
Em Jaraguá do Sul, onde 5 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, o deslizamento de terra em um morro no bairro de Tifa Martins atingiu o muro dos fundos de uma casa. A residência havia sido interditada em 2009 pela Defesa Civil, mas era ocupada por um casal e os três filhos. O barro chegou até a lavanderia, mas ninguém ficou ferido, informou a prefeitura.

Via G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul