Depois de uma semana de viagens tratando de assuntos pessoais, volto com a minha coluna para comentar o segundo turno presidencial, que está pegando fogo e promete ser o mais disputado dos últimos tempos.
Segundo turno à vista
O último embate eleitoral foi no debate da RedeTV/Folha no último domingo (17). Serra e Dilma foram além das propostas: um atacou o outro e tudo ficou entre os assuntos do momento: EreniceGate, Aborto, Religião, Crack... FHC tratou de criticar que isso é muito pouco para ser discutido em debates presidenciais.
Verde parte só madurou
Era o esperado: Marina Silva neutra e os outros partidários correndo solto... Foi o decidido no último domingo pelos “verdes”. Segunda-feira, Gabeira e Feldmann, ambos candidatos derrotados em SP e RJ, bateram à porta tucana e declararam apoio de peso à Serra. Se parte dos 20 milhões de votos de Marina converterem ao tucano, vencerá sem problemas.
Por que o fim?
A luz vermelha igual a estrelinha do PT acendeu no comitê anti-crise de Dilma depois da “onda Serra” se tornar realidade nas últimas pesquisas. Para quem elas apontavam “vitória” no primeiro turno, agora é correr atrás do prejuízo e tentar apagar o fogo com evangélicos, católicos e fora os escândalos “dentro de Casa” (Civil).
Beto chama à Serra
Beto Richa, governador eleito, não está fazendo que nem os outros que reuniam a imprensa após a eleição e “desciam o sarrafo” na imprensa, nos desafetos políticos e no TRE. Convidou lideranças de todo Estado (aqueles que o apoiaram e outros vira casaca) e chamou para o compromisso da campanha de Serra. Com isso com certeza o tucano irá ampliar sua votação no Estado.
Prefeitos prestigiados
O governador eleito esta semana seu reunirá (até o fechamento desta edição) com prefeitos do sudoeste e oeste do Estado para tratar de assuntos como a descentralização do governo. Mostra que o futuro tende a ser mais amigável e de diálogo mesmo com aqueles que foram contra nas eleições.
Silêncio do segundo
Por enquanto na “terrinha do Jacu”, por parte de grupos e lideranças políticas há um absoluto silêncio e manifestação em quem apoiarão para presidente. Seria algum tipo de frustração pelo primeiro turno?
Truco e facão
Parece que já está rodando uma “listinha” de nomes para cargos do Estado na região. Já estaria colocando a carroça na frente dos bois... Segundo informações tudo vai se definir mesmo quando o novo governo assumir e por enquanto tudo são “trucadas” e “facãozadas”...
Frase da semana:
“O único lugar onde o sucesso vem antes que o trabalho é no dicionário.” (Albert Einstein)
De olho na mídia é a coluna semanal do jornalista Dennis Migliorini
Comentários