domingo, outubro 04, 2020

Gilmar Cardoso recomenda que eleitor leve a cola eleitoral na cabine

O advogado Gilmar Cardoso afirmou que eleição ainda funciona no sistema antigo. Eleitor deve levar consigo a cola eleitoral na cabine, porque isso evita confusão na hora do voto.

Gilmar Cardoso afirnou que para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem para a cabina uma "cola" em papel, contendo os dados dos candidatos em que pretende votar, evitando, assim, erro e demora na hora da votação. Outra dica é anotar os números na ordem em que os candidatos aparecem na urna. Nas eleições municipais, o primeiro voto vai para o candidato a vereador, identificado com cinco números. Em seguida o eleitor vota no candidato a prefeito, com dois, explica o advogado.

A cada eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site na internet um modelo da "cola eleitoral". O eleitor, no entanto, pode usar a sua própria colinha. Basta levar um papel com a anotação dos números dos candidatos em ordem. Vale lembrar que é proibida a utilização de telefone celular, tablets, radiocomunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabina de votação, advertiu Gilmar Cardoso.

INOVAÇÃO

Gilmar Cardoso destacou ainda que uma nova versão do aplicativo e-Título, que foi disponibilizada na partir do dia 30 de setembro), permitirá aos usuários justificar de forma on-line a ausência nas Eleições Municipais de 2020, por meio de seus smartphones e tablets.

O aplicativo é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE, disse o advogado.

A inovação vêm auxiliar os eleitores que – já tendo baixado e habilitado o aplicativo em seus dispositivos móveis – estiverem fora de seu domicílio eleitoral ou estiverem impedidos de votar nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno do pleito, respectivamente.

Essa nova funcionalidade,, funcionará apenas nos dias e horários de votação, esclarece Gilmar Cardoso.

Nenhum comentário:

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE