Pular para o conteúdo principal

Laranjal confirma 1º caso, e Covid-19 chega a todas as cidades do Paraná, diz secretaria



Laranjal, na região central do Paraná, confirmou o primeiro caso de coronavírus nesta quinta-feira (29), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com isso, todos os 399 municípios do Paraná registram, agora, ao menos um caso da doença.

Conforme a Sesa, o Paraná tem 5.125 mortes e 209.639 casos confirmados. Os dados foram divulgados em boletim desta quinta-feira.

Uma das últimas cidades do Brasil a registrar diagnóstico de Covid-19, Laranjal tem 6.360 habitantes, sendo que 4.329 vivem na zona rural, segundo censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O primeiro paciente com Covid-19 de Laranjal é um homem, de 47 anos. O exame foi processado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná ainda nesta quinta.

A diretora de Saúde de Laranjal, Lucimara Silva, disse que, com o primeiro caso na cidade, a gestão pode estudar novos cuidados em relação à pandemia.

"Todos os cuidados a gente continua tomando, lógico que a partir de agora serão dobrados. Mas todos os cuidados vão ter que permanecer", afirmou.

Em julho, a Sesa chegou a confirmar um caso de coronavírus em Laranjal, que posteriormente foi transferido por se tratar de um paciente que morava em Maringá, no norte do estado.

Medidas adotadas

Laranjal não tem hospital e, em caso de necessidade, os pacientes são levados para uma unidade em Pitanga, que fica a cerca de 100 km.

Por causa da pandemia, o município concentrou os atendimentos de saúde em uma unidade básica que fica no Centro.

Além disso, a cidade chegou a implantar barreiras sanitárias e fechou o comércio. Aos poucos, as atividades foram sendo normalizadas, seguindo decretos estaduais, conforme a prefeitura.

A gestão municipal acredita que os cuidados da população, a baixa densidade demográfica e a concentração da população na área rural tenham contribuído para a demora da chegada da doença em Laranjal.

Coronavírus no Paraná

O Paraná registrou os primeiros casos de coronavírus no dia 12 de março. Já no dia 27 do mesmo mês, o estado confirmou as primeiras mortes.

Poucas semanas após a confirmação dos primeiros diagnósticos, o governo do estado tomou uma série de medidas, como a suspensão de aulas e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Pouco mais de 30 dias depois dos primeiros registros da doença no estado, o Paraná chegou a marca dos 1 mil diagnósticos. Em 14 de agosto, eram 100 mil casos. No dia 21 de outubro, o estado ultrapassou os 200 mil diagnósticos.

Em relação às mortes, o Paraná chegou a 1 mil óbitos em julho, ultrapassando a casa dos 5 mil mortos no último dia 23.

G1PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook