Conforme a Sesa, o Paraná tem 5.125 mortes e 209.639 casos confirmados. Os dados foram divulgados em boletim desta quinta-feira.
Uma das últimas cidades do Brasil a registrar diagnóstico de Covid-19, Laranjal tem 6.360 habitantes, sendo que 4.329 vivem na zona rural, segundo censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O primeiro paciente com Covid-19 de Laranjal é um homem, de 47 anos. O exame foi processado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná ainda nesta quinta.
A diretora de Saúde de Laranjal, Lucimara Silva, disse que, com o primeiro caso na cidade, a gestão pode estudar novos cuidados em relação à pandemia.
"Todos os cuidados a gente continua tomando, lógico que a partir de agora serão dobrados. Mas todos os cuidados vão ter que permanecer", afirmou.
Em julho, a Sesa chegou a confirmar um caso de coronavírus em Laranjal, que posteriormente foi transferido por se tratar de um paciente que morava em Maringá, no norte do estado.
Medidas adotadas
Laranjal não tem hospital e, em caso de necessidade, os pacientes são levados para uma unidade em Pitanga, que fica a cerca de 100 km.
Por causa da pandemia, o município concentrou os atendimentos de saúde em uma unidade básica que fica no Centro.
Além disso, a cidade chegou a implantar barreiras sanitárias e fechou o comércio. Aos poucos, as atividades foram sendo normalizadas, seguindo decretos estaduais, conforme a prefeitura.
A gestão municipal acredita que os cuidados da população, a baixa densidade demográfica e a concentração da população na área rural tenham contribuído para a demora da chegada da doença em Laranjal.
Coronavírus no Paraná
O Paraná registrou os primeiros casos de coronavírus no dia 12 de março. Já no dia 27 do mesmo mês, o estado confirmou as primeiras mortes.
Poucas semanas após a confirmação dos primeiros diagnósticos, o governo do estado tomou uma série de medidas, como a suspensão de aulas e a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Pouco mais de 30 dias depois dos primeiros registros da doença no estado, o Paraná chegou a marca dos 1 mil diagnósticos. Em 14 de agosto, eram 100 mil casos. No dia 21 de outubro, o estado ultrapassou os 200 mil diagnósticos.
Em relação às mortes, o Paraná chegou a 1 mil óbitos em julho, ultrapassando a casa dos 5 mil mortos no último dia 23.
G1PR
Comentários