Pular para o conteúdo principal

Nota do CRF-PR aos Farmacêuticos e à Sociedade

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Paraná manifesta sua mais profunda insatisfação com os lamentáveis comentários do Ministro de Estado da Saúde, Engenheiro civil Ricardo Barros que, em visita a uma Unidade de Saúde na cidade de Ponta Grossa, Paraná, na data de 24/06 afirmou: “Enquanto tivermos locais onde os médicos brasileiros não queiram ir, teremos lá um médico cubano. É melhor um médico cubano do que um farmacêutico ou uma benzedeira para atender a população.”

A ignorância sobre o funcionamento do sistema de saúde não pode socorrer um ocupante de cargo público como o Ministério da Saúde. O conhecimento das funções de diferentes profissões que formam a equipe de saúde é imprescindível a administração pública. 

O farmacêutico vem buscando sua integração com a equipe de saúde e um maior contato direto com o paciente. De acordo com cada realidade em que se insere, o farmacêutico procura flexibilizar sua atuação para adaptar a assistência farmacêutica às possibilidades oferecidas, sempre procurando uma terapêutica farmacológica racional e custo-efetividade para o paciente e o sistema de saúde.

 Deve ficar claro que a exercício da atividade do farmacêutico é a garantia de que os medicamentos serão aviados corretamente, usados racionalmente e, portanto, úteis na solução ou alívio dos problemas de saúde do usuário, garantido, entre outros benefícios, a concordância à terapêutica.

O Uso Racional dos Medicamentos (URM) é de natureza pluridisciplinar, reconhecendo que médicos, farmacêuticos, enfermeiros e consumidores, todos desempenham papéis úteis em assegurar o URM. Isto aumenta muito os desafios de como as equipes devem trabalhar além das fronteiras de serviços e entre diferentes requerimentos e prioridades organizacionais, financeiros, profissionais e disciplinares.

 Na gestão de doenças crônicas não transmissíveis, a experiência é ainda abaixo do ideal com o reconhecimento de que as equipes multidisciplinares precisam trabalhar com mais efetividade. A colaboração entre clínicos gerais e outros serviços de saúde muitas vezes fica abaixo das expectativas.

A garantia de uma atenção adequada e completa ao paciente está na atuação multiprofissional. A compreensão deste aspecto é o fundamento da promoção, proteção e recuperação da saúde.

É inadmissível que o Ministro de Estado da Saúde, desconheça os conceitos mais elementares da política nacional da saúde e ignore as funções e a importância do farmacêutico para a saúde nacional e mundial.

Ante todo exposto, o CRF-PR aguarda a correção da infeliz declaração do Senhor Ministro da Saúde, com o propósito de minimizar os efeitos negativos ocasionados pelos comentários desairosos.

Os farmacêuticos do Paraná que atende a população em todas as regiões do Estado, com compromisso de garantir a assistência farmacêutica, de acordo com os princípios de diretrizes do Sistema Único de Saúde de universalidade, equidade e integralidade, esperam e merecem a retratação do Senhor Ministro da Saúde para estabelecer a mais escorreita justiça.

Diretoria CRF-PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.