Pular para o conteúdo principal

MST - Polícia pede a exumação de corpos de sem-terras mortos em confronto

A Polícia Civil pedirá à Justiça a exumação dos corpos dos dois integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) que foram mortos em um confronto com a Polícia Militar em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, no dia 7

O delegado da Polícia Civil em Cascavel, no oeste do Paraná, Adriano Chohfi afirmou, nesta terça-feira (26), que o procedimento é necessário para sanar qualquer tipo de dúvida e também para atender pedidos da defesa.

“A defesa fez inúmeras alegações afirmando que existiria mais um tiro em um dos corpos e que o projétil não teria sido encontrado. Realmente, na perícia médica um dos projéteis não foi localizado, só tem o orifício de entrada. Por isso, pedimos a exumação”, detalha o delegado.

O inquérito incompleto sobre o confronto foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) no dia 15. No dia do envio, a delegada responsável pelo caso afirmou que o prazo estipulado não foi suficiente para ouvir todas as testemunhas.

Na segunda-feira (25), o promotor Marcelo Salomão Czelusnak devolveu o inquérito a Polícia Civil pedindo mais provas . Além disso, deu mais prazo para a conclusão da investigação, serão 30 dias, prorrogáveis por mais 30.

O delegado diz ainda que o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) comprova que cada vítima foi atingida por apenas um tiro. Um corpo tem marca de tiro na parte frontal e outro nas costas.

“A defesa do MST alega que um tiro atingiu a face de uma das vítimas, mas isso não foi constatado pela perícia médica. A exumação será importante para sanar toda e qualquer tipo de dúvida”, pontua o Chohfi. Se a Justiça aceitar o pedido, a exumação será feita por outro médico legista.

O delegado defendeu que os dois integrantes do MST não foram executados, pois os disparos foram feitos a distância e armas de fogos foram encontradas ao lado dos cadáveres. “A princípio tudo demonstra que os integrantes do movimento estavam armados”, enfatiza o delegado.

Com mais prazo para concluir as investigações, a Polícia Civil deve marcar nos próximos dias a reconstituição dos fatos e também os depoimentos de integrantes do movimento que faltavam. A polícia informou que a reconstituição será feita com testemunhas do confronto – policiais militares e sem-terras -, funcionários da Araupel, Força Nacional, Polícia Federal e Ministério Público do Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.