Pular para o conteúdo principal

Rossoni critica quem fala sem saber sobre venda de florestas

 A decisão do governo do Paraná de leiloar áreas de reflorestamento provocou a ira de alguns ambientalistas e a revolta do deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB).
 “Incrível a proliferação de ‘especialistas’ que se consideram professores de Deus sem sequer estudar o assunto sobre o qual vão falar. Ou isso é inconsequência ou estão divulgando versões totalmente equivocadas, mas de uma maneira orquestrada”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.
Rossoni disse que ouviu uma entrevista pelo rádio onde um ambientalista falou sobre araucárias, como se o governo estivesse vendendo florestas da árvore-símbolo do Paraná. “Ele pode entender de ecologia, mas não leu o edital de venda das áreas”, disse o deputado. Estava claro no processo de venda que o que está plantado nessas áreas são florestas de pinus e eucalipto. “Elas têm prazo para a venda pela idade. E essa hora chegou”, disse Rossoni. “Nunca foi falado em mata nativa, que tem de ser preservada por quem quer que seja.  Se não preservar, é crime, está na lei”. O deputado defende a iniciativa do governo porque o custo de manutenção e segurança destas áreas é grande. “O estado tem que cuidar de saúde, educação, de segurança.”

Florestas de produção e proteção

Rossoni disse que não entende como os chamados especialistas não conseguem saber a diferença que existe entre florestas de proteção e florestas de produção.  “As áreas onde antes era permitida a exploração econômica pelo Poder Público, continuarão a ser exploradas por seus novos proprietários. A venda destas áreas não dará qualquer direito de explorar economicamente as florestas chamadas de proteção. As áreas de proteção continuarão protegidas, conforme previsto na legislação ambiental federal e estadual”, esclareceu. 
De acordo com o deputado, o Governo do Estado busca um melhor aproveitamento econômico de recursos disponíveis na natureza em conformidade ao princípio do Desenvolvimento Sustentável. 


Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins - Assessoria de Comunicação da Presidência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.