Pular para o conteúdo principal

UFFS lança curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável


No dia 31 de outubro de 2013, às 14h, no campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, será realizado o evento de lançamento do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.

As primeiras discussões para criação do curso iniciaram-se em 2010 e teve o envolvimento de muitos professores, entidades e movimentos sociais. A aprovação do curso foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e representa uma grande conquista para UFFS e toda região.


O mestrado está na área de Avaliação Interdisciplinar, o que permite a participação e o diálogo entre profissionais graduados de diferentes áreas do conhecimento.

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:


Linha 1: Agroecossistemas, sustentabilidade e agrobiodiversidade

Busca o desenvolvimento de pesquisas sobre a dinâmica e funcionamento de agroecossistemas, a geração de tecnologia e inovação através do enfoque agroecológico, processos biológicos da agrobiodiversidade, indicadores de sustentabilidade e aspectos teóricos, práticos e metodológicos da Agroecologia como resultantes do diálogo de saberes (entre ciências e destas com os saberes que emergem da experiência dos agricultores), com vistas a uma nova matriz produtiva geradora de trabalho e renda de forma equitativa.


Linha 2: Dinâmicas socioambientais

Envolve pesquisas sobre os processos e estratégias de desenvolvimento rural, sustentável bem como as dinâmicas socioambientais, incluindo aspectos socioeconômicos, relações de mercado e comercialização e geração de trabalho e renda que se dão no espaço rural, com ênfase nas questões de soberania, segurança alimentar e políticas públicas. Estudam a dinâmica das relações entre sociedade e natureza, o significado do ambiente e seus componentes materiais e imateriais no seu contexto histórico, bem como as formas de apropriação dos recursos naturais e impactos ambientais e efeitos sociais, econômicos e ambientais resultante das estratégias de desenvolvimento em curso.

O público-alvo são candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, e candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de graduação até o ato de matrícula.

A duração do mestrado é de até dois anos e as aulas terão início em março de 2014. No evento de lançamento serão apresentados mais detalhes sobre o curso. O edital do processo seletivo para ingresso de alunos em 2014 será lançado em breve e disponibilizado no site da UFFS.

Toda comunidade está convidada a participar do evento. Mais informações sobre esse programa de pós-graduação podem ser obtidas no site da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.