Pular para o conteúdo principal

Em Cascavel, ministro da Previdência lançará novo Cadastro do Segurado Especial

Deputado Assis com o ex-ministro da Previdência, José Pimentel, que se licenciou do cargo para concorrer as eleições na Bahia.

No próximo dia 28, o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, acompanhado pelo ex-ministro José Pimentel (foto), lança o novo cadastro do segurado especial. Com esta ferramenta o governo federal quer reorganizar o sistema de coleta de informações dos trabalhadores rurais e agilizar a concessão da aposentadoria - em 30 minutos, como já acontece com o público urbano. As mudanças estão amparadas na Lei 11.718, da qual o deputado federal Assis do Couto foi relator.

O atual e o ex-ministro participarão de um seminário sobre legislação e avanços na previdência rural, com a presença de agricultores familiares, lideranças sindicais e cooperativistas, coordenadores das agências do INSS no Paraná e na região Sul. O evento está sendo organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), com apoio do mandato do deputado federal Assis do Couto e da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O deputado Assis do Couto foi o relator da Medida Provisória 410/2007, que deu origem à nova Lei da Previdência Rural (11.718/2008). Ele destaca que entre as alterações feitas na Lei, uma das mais importantes é a garantia da condição de segurado especial aos agricultores que prestam serviço fora da propriedade rural por tempo determinado e aqueles que assumem cargos de direção em cooperativas. “Este era um grande problema, porque muitos só descobriam que não tinham mais o direito de se aposentar como agricultor no momento de solicitar o benefício”, explica o parlamentar.

O relator também conseguiu incluir na lei 11.718/09 um capítulo que dispõe sobre o sistema de segurança para as cooperativas de crédito de pequeno porte, que até então eram submetidas às mesmas exigências dos bancos e demais instituições financeiras.

Outra mudança fundamental na Lei, salienta Assis, foi a criação do contrato de curto prazo para o trabalhador rural. A proposta foi muito discutida por organizações sociais e representativas da agricultura familiar e dos trabalhadores rurais até ser incluída no texto da lei. A compreensão é de que esta ferramenta estimula a formalização do trabalhador rural, assegurando a ele todos os benefícios previdenciários. “É uma proteção para o empregado e para o empregador rural”, complementa Assis, que também é autor da Lei da Agricultura Familiar (11.326/2006).

Serviço: O enconto será realizado no CTG Estância Colorada, no Parque de exposições Celso Garcia Cid, com acesso pela BR 277, Km 600, com início às 9h. Mais informações na Fetaep – 41 3322 8711.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.