No próximo domingo, 2 de outubro, quase 7,3 milhões de eleitores comparecerão às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores dos 399 municípios paranaenses. O Portal Informação para Todos (PIT), recém-lançado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) pode auxiliar o eleitor nessa importante decisão.
Hospedado na página inicial do site do TCE-PR, o PIT oferece, de maneira clara e acessível, informações de interesse público a respeito das 399 administrações municipais paranaenses. Os dados serão coletados das aproximadamente 289 milhões de páginas de texto (1,35 terabyte) recebidas pelo TCE-PR por meio de seus diversos sistemas informatizados de acompanhamento da gestão municipal.
"É um portal de informação, não de juízo, que contribuirá para que a população esteja bem informada, para formar sua opinião sobre aqueles que detêm mandatos eletivos", afirmou o presidente do Tribunal, conselheiro Ivan Bonilha, no lançamento do portal, dia 21 de setembro. "A transparência é um imperativo da administração pública e o Tribunal de Contas é um órgão preparado tecnicamente para aferir a competência do administrador."
O PIT já oferece cinco painéis: Entidades (dados gerais de cada administração municipal), Obras Públicas, Receitas, Despesas e Licitações. Neles, com apenas alguns clicks, o cidadão pode verificar, por exemplo, se há obras paradas na sua cidade, comparar a eficiência da arrecadação de impostos com municípios vizinhos e verificar quais empresas estão vencendo as licitações lançadas pela Prefeitura. Também é possível conferir se ex e atuais prefeitos e presidentes de câmaras municipais tiveram contas consideradas irregulares pelo TCE-PR.
Em outubro, serão incorporados mais quatro painéis ao PIT: Convênios, Contratos, Pagamentos de Diárias e Gastos com Combustíveis. Até o final do ano serão disponibilizados os painéis Folha de Pagamento, Gráficos e Processos. O portal é acessível também por dispositivos móveis (celulares e tablets).
Segundo a diretora de Tecnologia da Informação do TCE-PR, Suzana de Oliveira, a geração de mapas com as informações distribuídas pelos municípios paranaenses, já disponível na pesquisa de Obras Públicas, será estendida aos demais painéis. "Também estamos desenvolvendo gráficos, que facilitarão a comparação dos dados", informa Suzana. Após a consolidação do PIT no âmbito municipal, o TCE-PR pretende estender a pesquisa aos órgãos da administração estadual paranaense.
Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR
Comentários