Pular para o conteúdo principal

Policiais salvam andarilho que caiu no mar em Guaratuba

Em um ato heroico e de coragem, dois policiais militares arriscaram suas próprias vidas na escuridão da madrugada e nas águas do mar, na segunda-feira (26), para salvar a vida de um andarilho, que caiu no oceano, na Praia de Namorados, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Em menos de cinco minutos a dupla tirou o homem do mar, apesar da imensa dificuldade.

“Não somos bombeiros e nem temos treinamento adequado para socorro no mar, pois esta não é a nossa missão, mas quando vimos aquele homem pedindo por socorro, não pensamos em mais nada a não ser salvá-lo”, relata o soldado Marcos Aurélio de Souza, do Bope. Ele e o soldado Marcio Jesus dos Santos, da Polícia Montada, resgataram o homem. Ambos os policiais estão prestando serviços na Operação Verão Paraná 2014/2015.

“Nós policiais militares temos como missão reestabelecer a ordem e proteger a vida, foi neste sentido que, juntamente com meu parceiro, pulei na água na tentativa de salvar a vida daquele homem. Não pensamos no risco às nossas vidas, tivemos dificuldades por conta da escuridão e da profundidade, além disso, como ele estava se debatendo, ia se afastando da margem, mas não hesitei por um minuto, apenas queria tira-lo dali”, descreve Jesus.

O FATO – Por volta das 2h, os soldados Aurélio e Jesus, que patrulhavam pela orla marítima, dentro da Operação Segurança Bancária – uma das atividades da Operação Verão – avistaram um homem se debatendo na água e pedindo socorro, próximo onde havia alguns barcos de pesca atracados. A dupla policial rapidamente retirou os equipamentos (cinto de guarnição) e fez o resgate do andarilho, mesmo sendo num local escuro e de grande profundidade.

“Segundo o relato do próprio andarilho, após o resgate ele andava pelo trapiche quando tropeçou em uma das cordas, que seguram barcos atracados, e caiu na água”, conta o soldado Aurélio. A vítima, que depois confessou estar embriagada, foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para receber o atendimento médico necessário, após o socorro.

“Apesar da extrema dificuldade, os policiais militares conseguiram realizar o resgate com sucesso e salvaram a vida do homem. Assim como a vítima, os policiais engoliram grande quantidade de água, receberam atendimento médico no local e foram encaminhados ao hospital para receberem o tratamento médico adequado à situação”, relata o Comandante da Subárea de Guaratuba na Operação Verão Paraná, capitão Vilson Laurentino da Silva.

Como o trapiche tem cerca de 6 metros de altura, os policiais tiveram dificuldades para colocar a vítima no trapiche e contaram com a ajuda de seguranças de um estabelecimento para coloca-lo no chão. “A união de esforços também foi primordial neste caso que resulta em uma vida salva”, avalia o capitão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.