segunda-feira, julho 28, 2014

Saudade do Iguaçu:Alunos e professores prestam homenagens ao dia dos avós

Uma tarde muito animada, repleta de momentos muito especiais, com grandes emoções, aconteceu na sexta-feira (25/07), nas dependências da quadra esportiva do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Saudade do Iguaçu, por ocasião de homenagens prestadas por alunos e professores, ao dia dos avós.

A comemoração faz parte do Projeto Político Pedagógico do Colégio, que inicialmente contemplava homenagem aos idosos.
De acordo com o diretor do Colégio, Gilmar Bertoldi, a decisão de estender a homenagem aos avós, o que necessariamente não exige que a pessoa seja idosa, foi tomada com base em indicações de professores, funcionários e alunos.

O prefeito municipal Mauro César Cenci esteve presente na homenagem ao dia dos avos e em seu discurso pediu a Deus saúde e vida longa aos avós, para que possam continuar dando suas contribuições para a sociedade saudadense.

O papel dos avós na família foi destacado pelo prefeito, apontando que vai muito além dos mimos dados aos netos. “Em muitos casos os avós são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes”, destacou Mauro.

Ao comentar a homenagem o prefeito disse que as avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Por isso, segundo Mauro “celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza”.


Dia dos Avós

No Brasil e em Portugal comemora-se em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul