Pular para o conteúdo principal

Mesmo 'estrangulados' por Dilma, prefeitos do Oeste conseguem antecipar 13°

Apesar da crise econômica mundial e da diminuição dos repasses dos FPM, algumas prefeituras paranaenses estão adiantando o pagamento do 13º salário. Esses são os casos de Assis Chateaubriand e Palotina, na região Oeste. No entanto, a antecipação é motivo de preocupação para a maioria dos prefeitos. As informações são d'O Paraná.

Em Assis Chateaubriand, a prefeitura depositou a primeira parcela do 13º dos 1.148 servidores no dia 11 de julho. Os valores somaram R$ 809.621,37 e correspondem a 50% dos vencimentos estatutários. Não ocorreram descontos com Imposto de Renda nem contribuição previdenciária nesta primeira parcela. O prefeito Marcel Micheletto (PMDB), presidente da Amop, afirmou que a antecipação faz parte de um compromisso assumido com os servidores. “O pagamento antecipado não beneficia apenas nossos servidores, mais a economia municipal. Isso somente é possível graças ao planejamento da gestão”, afirma.

Em Palotina, a prefeitura pagou a primeira parcela do benefício no dia 18 de julho aos servidores municipais ativos e aposentados, o que injetou R$ 1.140.000,00 na economia local. O prefeito Jucenir Stentzler (PTB) destaca que já é tradição do Município pagar a primeira parcela em julho. “Isso se deve à política de austeridade financeira que, de forma eficiente, prioriza o funcionalismo público e os serviços prestados”, afirma Jucenir.

No entanto, a antecipação do 13º salário não é uma realidade da maioria dos municípios da região, nem do restante do Estado do Paraná. A crise econômica – que teve entre seus efeitos a queda nos repasses do FPM – deverá afetar o pagamento do benefício aos servidores das prefeituras paranaenses. No ano passado, por exemplo, a maioria dos municípios só pôde quitar o abono natalino de seus funcionários graças ao repasse extra de FPM conseguido a duras penas junto ao governo federal.

De acordo com o presidente da AMP e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, o mês de dezembro é o que concentra maior repasse de FPM. “As prefeituras recebem, além da parcela normal, um adicional de 1% referente à arrecadação do IPI e do Imposto de Renda do mês. É esse adicional que as prefeituras, sobretudo as pequenas, usam para o pagamento do 3º”, explica.

Faltando cinco meses para o fim do ano, alguns gestores temem fechar o ano no vermelho. De acordo com o presidente da AMP, Luiz Sorvos, as prefeituras estão passando por uma situação difícil, principalmente as pequenas. "Os prefeitos estão preocupados com a situação econômica do País e, consequentemente, com a diminuição do repasse do FPM. Eles são obrigados a fazer economia porque não há recursos sobrando e nem uma evolução das receitas”.

Segundo Sorvos, os pequenos e médios municípios têm tido poucos investimentos. “As gestões estão concentradas em questões básicas, como consertos e manutenção de serviços imprescindíveis para a população”. Apesar disso, o presidente da AMP disse acreditar que os 399 municípios paranaenses conseguirão quitar a dívida com os servidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.