Pular para o conteúdo principal

Sobre a corrupção

A cada dia mais uma notícia estarrecedora é divulgada. Lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, evasão de divisas, aparelhamento de estatais em favor de um partido político, tráfico de influência, entre tantos outros crimes, que têm chocado a opinião pública, mesmo em um país acostumado com a corrupção. O atual cenário parece desolador. 

Impressionante também observar – e analisar – declarações de políticos envolvidos em esquemas ilícitos. Mesmo com a divulgação de mensagens trocadas via telefone celular entre o deputado federal André Vargas (PT-PR) e o doleiro Alberto Youssef, que comprovariam a ligação entre os dois, o parlamentar vem a público para reclamar do "massacre" promovido pela imprensa. Justificativa para o caso não há, somente respostas evasivas. Ao invés de reclamar, não seria então melhor explicar e comprovar a inocência? 

Se todos são inocentes até que se prove o contrário, como afirma a lei, por que renunciar a um mandato conquistado democraticamente? Este é um ano eleitoral e a exposição negativa de um "membro importante" do partido na mídia - sem dúvida - acarretará em prejuízos nas urnas. Melhor salvar o partido – ou sacrificar apenas um – em nome de um projeto maior. No entanto, talvez a melhor análise que os brasileiros devem fazer é sobre o seu papel na vida pública do País. 

Se este não fosse um ano eleitoral, o deputado renunciaria ao mandato? Estariam a maioria dos políticos envolvidos em esquemas ilícitos e fraudes com o fim unicamente de desviar recursos públicos para suas contas bancárias? O brasileiro já não se cansou de tanta corrupção ou prefere continuar a receber parcas esmolas "batizadas" de bolsa-família, vale-gás, entre tantas outras denominações? 

É hora de dar um basta nisso. A corrupção tem que ser estancada urgentemente. Não dá mais para todos continuarem assistindo, atônitos, o desenrolar de fatos como esse, como se apenas fosse "mais um capítulo de novela" – de mau gosto, óbvio. Embora seja um tema recorrente, está na hora de os brasileiros passarem a valorizar mais o seu voto e escolher candidatos comprometidos com o desenvolvimento do País.
Editorial, Folha de Londrina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.