sexta-feira, abril 25, 2014

Instituto São José informa:Aparelhos auditivos, o que esperar deles

Aparelhos Auditivos: o que esperar deles?
Como podem ajudar e o que você pode fazer para tirar o máximo proveito deles

A maioria das pessoas não sabe os benefícios que o uso do aparelho auditivo pode fazer. Imprecisos e algumas experiências de terceiros com ruído, assobio, retrógrados dispositivos analógicos, podem continuar a influenciar a forma como as pessoas pensam sobre todos os aparelhos auditivos.
Mas os aparelhos auditivos mudaram muito, mais modernos e com uma tecnologia totalmente nova, os torna muito mais atraentes e eficazes.
O médico otorrinolaringologista (especialista em ouvido, nariz e garganta) Dr. Humberto Moreira da Silva fala sobre as expectativas em relação ao desempenho do aparelho auditivo.
- “O aparelho auditivo ou AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) é um equipamento que aumenta o som conforme a perda auditiva do paciente. Consiste basicamente de um microfone, um processador, um amplificador e um auto-falante. A adaptação ao novo aparelho auditivo é diferente para cada pessoa, mas uma vez que esta adaptado, o paciente deve notar uma grande diferença”.

Não existe uma idade mínima para o uso desses aparelhos. Quanto menor a idade de adaptação do aparelho, melhor será o desenvolvimento auditivo, por isso da importância do diagnóstico precoce e do teste da orelhinha ao nascer, como destaca o médico.
- “Dependendo do resultado do exame audiológico realizado pelo médico especialista, qualquer indivíduo com perda auditiva, pode utilizar aparelho auditivo. Portanto, seu
uso independe da idade. Mesmo em bebês, desde que sua perda auditiva seja comprovada”.
Dr. Humberto frisa que quando a pessoa notar que está perdendo a audição, algum zumbido no ouvido, alguma dificuldade, que procure um especialista para um diagnostico correto.
- “Assim que as primeiras dificuldades auditivas forem percebidas, o ideal é procurar um especialista para uma avaliação adequada. Quanto mais tempo se espera para recuperar a perda, maior é o dano à função cerebral, o que acaba por dificultar a reabilitação”.

Confira como o aparelho auditivo deve soar

* Sua capacidade de ouvir e compreender os outros deve melhorar.
* A voz das outras pessoas não deve soar distorcida, dura, metálica, afiada, crescente ou abafada.
* O som da sua própria voz deve ser (normal), não soar como um eco.
* A intensidade e qualidade de sons familiares deve ser limpa, clara e não irritante.
* Em uma sala lotada, com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, o som deve ser alto, mas não ensurdecedor.
* Ao usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos, eles devem ajudá-lo a identificar a localização de um som ou voz.
* Ouvir e comunicar-se em ambientes silenciosos (casa, trabalho, consultório médico) deve ficar mais fácil.
* Sua capacidade de ouvir e entender a fala em ambientes com ruído de fundo (restaurantes ou jantares, por exemplo) deve melhorar.
* Seus aparelhos auditivos devem ajudar a compreender a fala em ambientes maiores, onde a reverberação (salas de aula, espaços de culto, salas de cinema).
* Sons altos (sirenes, tráfego, sons de construção) não devem ser desconfortáveis, mas você deve ouvi-los claramente.

Via Juliana Pavlak - Assessora de imprensa ISJ

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul