Pular para o conteúdo principal

Guarapuava:Curso de medicina é necessidade para a região, diz secretário Alípio Leal


Paralelamente ao pleito da instalação de um hospital público regional em Guarapuava – cuja construção foi confirmada pelo governador Beto Richa em visita à cidade no último dia 14 – corre no governo um processo que pede a abertura do curso de medicina na Unicentro, a fim de suprir a falta de médicos na região central do Estado.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, a demanda está ativa na secretaria, e a necessidade do curso para a região é reconhecida pela administração estadual. “A possibilidade existe e a necessidade do curso está detectada”, afirmou ao Diário em visita a Guarapuava no último dia 21. “O pleito foi recebido, e foi bem recebido pelo governador. Agora nós precisamos trabalhar para ver as condições de efetivamente podermos avançar”.
O secretário, contudo, afirmou que a decisão depende da aprovação de várias secretarias estaduais além da dele, uma vez que a abertura de um curso de medicina implica em aumentos substanciais ao custeio – principalmente em folha de pagamento –, sem contar os investimentos a serem feitos. “Então, naturalmente essa questão de governo tem que ser tratada com as áreas financeira e econômica do governo, e também com a Secretaria de Administração”, acrescentou.
Contudo, em sua opinião, a possibilidade de abertura do curso será maior depois que o hospital regional de Guarapuava estiver efetivamente em funcionamento. “Vamos primeiro estruturar o hospital regional e, à medida em que ele estiver estruturado, quem sabe até alguns servidores do hospital, alguns médicos ou outros profissionais da área de saúde poderão eventualmente colaborar com a questão da implantação do nosso curso de medicina”.
Leal argumentou ainda que, ao decidir sobre a abertura do curso, o governo deve levar em conta a estratégia de desenvolvimento do ensino superior no Estado. “Nós estamos trabalhando hoje muito fortemente em melhorar a qualidade dos nossos hospitais e dos cursos que já existem. O curso [de medicina] de Maringá, por exemplo, é referência nacional; o melhor do país. E nós não podemos ter um curso cinco estrelas e outro na absoluta escuridão”, destacou Leal. “Então, se formos abrir outro curso aqui, vamos fazê-lo com muito planejamento, com muito cuidado, para que ele tenha a mesma qualidade”.
Via Diário de Guarapuava

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.