sexta-feira, março 29, 2013

O Paraná:Laranjeiras aposta em planejamento estratégico


O município Laranjeiras do Sul, que tem cerca de 30 mil habitantes, está inovando. A administração pública municipal passa por um planejamento estratégico e traça novas diretrizes. Com o trabalho, que é conduzido com o apoio do Sebrae/PR, a ideia é aprimorar a gestão pública municipal, trazendo uma visão empreendedora que contemple ações a médio e longo prazos.
Para dar início à visão de futuro, proposta pela administração atual, as 13 secretarias da Prefeitura de Laranjeiras do Sul passaram por um levantamento, que envolveu desde informações sobre infraestrutura até projetos que já estão em andamento. A identificação dos subsídios foi realizada por técnicos do Sebrae/PR, com a participação dos secretários e servidores, em oficinas e reuniões.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, a prefeita eleita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, procurou a entidade em busca de apoio para construir o planejamento estratégico da prefeitura, que leve em conta, além de uma visão empreendedora, uma gestão mais próxima do que é praticado na iniciativa privada.
“Conhecendo os trabalhos que o Sebrae/PR realiza nos municípios do Território da Cantuquiriguaçu, bem como as ações voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo, a prefeita Sirlene Svartz nos procurou, depois de ser eleita, ainda no ano passado, para pedir apoio na elaboração de um planejamento estratégico, que começou a ser realizado em meados de dezembro”, conta Edson Braga.
O consultor do Sebrae/PR explica que o levantamento das informações foi realizado em cada uma das 13 secretárias, o que contribuiu para dar um panorama de cada pasta.
“Cada secretaria tem a sua especificidade, como projetos para a captação de recursos estaduais e federais, orçamento, itens para melhorar, como na infraestrutura, por exemplo, além de outros, como máquinas e equipamentos. Por isso, o levantamento é tão específico. Com as informações levantadas, os secretários fizeram um plano de ação, cada um para a sua pasta”, afirma Edson Braga.
A prefeita Sirlene Svartz está entusiasmada com os resultados do planejamento estratégico feito pela administração municipal, em parceria com o Sebrae/PR. “Estamos fazendo um ‘choque de gestão’ junto com o Sebrae. Tenho consciência de que o planejamento é fundamental em todas áreas e ajuda muito na tomada de decisões”, assinala a prefeita.

Um comentário:

Unknown disse...

Sei lá, os trabalhos do SEBRAE na
CANTU, A CANTU QUE PAGA DE PATRICINHA, MAS, TEM DOIS DOS MUNICÍPIOS MAIS POBRES DO PARANÁ, E É A SEGUNDA REGIÃO MAIS POBRE, INVESTIR NA INICIATIVA PRIVADA, NÃO É O MELHO CAMINHO, É GRANA DA MÃO DE POUCOS, O NEGÓCIO CERTO É O COOPERATIVISMO.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul