sexta-feira, janeiro 20, 2012

Novas empresas:Jucepar registrou a abertura de 56.325 empresas em 2011

O Paraná registrou a abertura de 56.325 empresas de janeiro a dezembro de 2011. O resultado é 2,49 % superior ao do ano anterior, quando foram abertas 54.954 empresas, e reverte a tendência de queda observada entre 2009 e 2010 (- 1,9 %). Os dados são da Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar) e levam em conta a abertura de empresas e filiais.

Entre as cidades que mais se destacaram estão Curitiba, com 17.446 novas empresas, Maringá, que registrou a abertura de 3.892 empreendimentos, e Londrina, com 3.686 empresas. Na avaliação do secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, é mais um índice positivo que comprova a recuperação do setor produtivo e da economia do Paraná em 2011.

“O atual governo restabeleceu o bom ambiente para negócios no Paraná. Hoje temos um governo que quer trabalhar junto com o setor privado pelo crescimento e desenvolvimento do nosso Estado”, afirma.

Recentemente o IBGE divulgou levantamentos que apontaram o Paraná na liderança na geração de volume de emprego na indústria; crescimento do setor industrial em 5,4 %, segundo lugar no ranking nacional; e crescimento de 6,4% das vendas do comércio varejista no Estado, o dobro da média nacional e o melhor da região Sul.

São números que ainda vão se somar ao Produto Interno Bruto (PIB) estadual de 2011, e deverão fechar esse índice com crescimento de 4,1%, superando a expansão estimada para a economia brasileira (3%), segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

REGULARIZAÇÃO – Ao divulgar esses dados, presidente da Jucepar, Ardison Akel, alertou novamente que cerca de 10 mil empresas têm até o final de fevereiro para atualizar os dados cadastrais e regularizar a situação dos contratos sociais na Junta. Após esse período, as empresas terão os contratos cancelados, serão consideradas inativas e podem perder a proteção do nome empresarial.

O Paraná tem 1,3 milhão de empresas com registro na Junta. De acordo com o Akel, a lei federal 8934/94 determina o cancelamento, após 10 anos de inatividade, dos contratos registrados na Junta Comercial. “Quando a empresa entra nessa condição, o nome perde a proteção. Se outro empresário pedir o registro de uma firma com o mesmo nome da empresa ‘baixada’, ele poderá obter”, explica. As empresas com dados desatualizados serão comunicadas por meio de edital, disponível no endereço www.juntacomercial.pr.gov.br , e terão até o final do próximo mês para demonstrar a continuidade da atividade, arquivar uma declaração de inatividade ou o pedido de proteção de nome comercial.

“Vamos iniciar o processo de cancelamento no dia 1º de março”, alerta Ardison Akel.O empresário pode fazer o pedido de atualização na sede da Junta, em Curitiba, e nos 45 escritórios da Jucepar espalhados pelo interior do Paraná. Para reativar as atividades da empresa, o proprietário terá de fazer os mesmos procedimentos necessários para a sua constituição.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul