terça-feira, janeiro 03, 2012

Foz do Iguaçu: Presos em regime semi-aberto trabalham na construção de casas populares

Onze presos do regime semiaberto da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu foram contratados para trabalhar na construção de casas populares, em um bairro da cidade. As funções que eles desempenham vão desde a pintura até ligações elétricas.

Para os detentos, essa é uma oportunidade de aprender uma nova profissão e pensar em uma nova vida fora da penitenciária. “Para a gente é muito importante porque além de a gente ajudar a nossa família já é uma profissão que a gente começa a aprender”, diz um dos detentos. Para ele, isso facilitará a vida após a pena.

A intenção da prefeitura é estender o projeto para outros 24 detentos. Segundo Rodrigo Pereira, diretor da penitenciária, o trabalho faz com que os presos tenham novos objetivos graças ao contato que eles recuperam com as pessoas de fora do presídio. “Então, ele [detento] começa a retomar esse contato. E a melhor maneira para isso é com o trabalho”, avalia.

O trabalho dos detentos é remunerado. Cada um recebe R$ 480 por mês. Além disso, para cada três dias de trabalho, há a redução de um dia na pena a ser cumprida.

A ideia também é benéfica para a prefeitura, pois reduz os custos com a contratação de funcionários para a execução das obras. “O custo de um funcionário desse é menos da metade do que se você fosse contratar pagando os direitos sociais”, explica o diretor do programa de habitação da prefeitura de Foz, José Augusto Carlessi. Segundo ele, o custo total de cada detento equivale a 75% de um salário mínimo, inclusos os gastos com transporte e alimentação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima iniciativa, deveria ser assim mesmo, trabalhar em beneficio da sociedade e para ter direito a comer e dormir, prender por prender nem sempre, ou melhor, poucas vezes reabilita o infrator

Anônimo disse...

em laranjeiras tem uma construtora que emprega detentos e ex-detentos.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul