segunda-feira, janeiro 16, 2012

BR 277: Obras de duplicação entre Medianeira e Matelândia começam amanhã (17)

As obras da duplicação da BR 277, entre Medianeira e Matelândia, iniciam amanhã. As empresas contratadas pela concessionária Ecocataratas já iniciaram a instalação da sinalização de trânsito ao longo dos 14,4 km que serão duplicados. Até o momento, a concessionária trabalhava na retirada de árvores e da vegetação na faixa de domínio. O valor a ser investido pela concessionária é de R$ 49,3 milhões.

“A obra integra o programa de modernização do Anel de Integração desenvolvido pelo Governo do Estado para aumentar a competitividade do Paraná e dar mais segurança aos usuários das rodovias”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, lembrando que no Norte do Estado já está em execução o Contorno de Mandaguari e que na Região Metropolitana de Curitiba a segunda a pista em torno de Campo Largo deve ter a construção iniciada em breve.

CUIDADOS NO TRECHO

O tráfego não sofrerá bloqueio com o início das obras, na BR 277, porém é importante que os motoristas respeitem os limites de velocidade, estejam atentos a sinalização e dirijam com a atenção redobrada, destacou o gerente de Engenharia da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo. “Neste primeiro momento, o trânsito na via não será interrompido e as mudanças acontecerão apenas no momento em que começarem a construção dos viadutos”, acrescentou.

Além dos 14,4 km de duplicação, serão construídos três novos viadutos no perímetro urbano de Medianeira, um viaduto no km 667, além de uma nova ponte sobre o Rio Ocoy.

DIÁLOGO

A duplicação do trecho só foi possível graças ao diálogo entre a Ecocataratas e o Governo do Estado do Paraná. “Para agilizar a duplicação no trecho mais crítico da BR 277 no Oeste do Estado, foi feito um termo de ajuste com a Ecocataratas, enquanto as partes discutem a renegociação de todo o contrato de concessão, com inclusão de outras obras, e a duplicação completa até Cascavel”, lembrou o Diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Melani. “Para renegociarmos todo o contrato de concessão precisaríamos de mais tempo e a obra não podia mais esperar. Acordamos este primeiro trecho para o início rápido e estamos discutindo todo o restante”.

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