sábado, outubro 15, 2011

55% dos municípios brasileiros podem ficar sem água em 2015

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o BRASIL corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no ATLAS BRASIL, lançado pela Agencia Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões de reais o total de investimentos necessários para evitar a escassez.
Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infra-estrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015,  55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerando o aumento demográfico.
A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionado com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento, aponta o relatório da Agencia Nacional de Águas.
Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas, mas é preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacias hidrográficas, sujere o diretor-presidente da agencia reguladora.
Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água, mas estamos no caminho e é usando o diálogo, a conscientização do consumo e a responsabilidade pelas gerações futuras que vamos, no mínimo tentar reverter este quadro.  

“AMARAS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” Mt 22,39.  

MIGUEL BUREI SOBRINHO
SECRETARIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E TURISMO DE PALMITAL

2 comentários:

Anônimo disse...

todo trabalho de preservação é importante, parabéns pelo artigo

Anônimo disse...

a humanidade tem que preservar o meio ambiente

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul