segunda-feira, maio 09, 2011

Mandaguari vai receber 67 casas populares do governo do estado

O governador Beto Richa anunciou na manhã nesta segunda-feira (09) a construção de 67 casas populares no município de Mandaguari. As novas habitações fazem parte do Morar Bem Paraná, programa do governo do Estado que prevê atender mais de 100 mil famílias paranaenses em quatro anos. As unidades de Mandaguari devem beneficiar mais de 250 moradores da cidade.

Richa participou das festividades em comemoração ao aniversário de 74 anos de Mandaguari. Ele reuniu-se com autoridades municipais e participou da distribuição do bolo de 74 metros para moradores da cidade.

“O Paraná tem um grande déficit habitacional que precisamos atender. Há anos esta área não é tratada como prioridade. Estamos reativando um acordo com a Caixa Econômica e com o governo federal para fazermos uma grande revolução habitacional no Paraná”, disse o governador.

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, fez um balanço das atividades nos primeiros cinco meses e disse que os projetos habitacionais de Mandaguari estão na Caixa Econômica Federal para analise técnica.

“O diálogo com os prefeitos é uma determinação do governador Beto Richa. É a comunidade que sabe o melhor para sua região e quais são as obras necessárias”, disse o secretário.

Segundo o prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, os terrenos para a construção das unidades habitacionais já foram repassados ao governo. “É uma honra receber o governador em uma data tão festiva para a cidade. Há uma prioridade em Mandaguari de atender a população com habitação popular e contamos com a parceria do governo para atingir esse objetivo”, disse.

Segundo o prefeito, 72 habitações já estão em construção no município. Ele entregou ao governador uma lista com sugestões e reivindicações, entre elas a liberação de recursos para a construção de um contorno nas estradas da região, de uma escola estadual na cidade e para o recapeamento de várias ruas.

Richa garantiu que as demandas apresentadas serão atendidas segundo as prioridades. Ele afirmou que será construído o contorno no município para diminuir o fluxo de veículos que passam dentro de Mandaguari. “O governo do Estado está a serviço da população, visando a construção de um novo Paraná”, disse o governador.

Mandaguari é um município localizado na região Norte-Central, entre as cidades de Londrina e Maringá. Segundo o Censo 2010, a população do município supera 32 mil habitantes.

A economia é baseada no comércio, na agricultura (com o cultivo de café, uva, soja e trigo) e na pecuária, com a criação de bois, suínos e frangos. O Produto Interno Bruto (PIB) do município é estimado de US$ 80 milhões. O nome Mandaguari tem origem indígena e significa uma espécie de abelha existente na região.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul