Pular para o conteúdo principal

Detran implanta sistema para fazer documentos pela internet

A partir desta quarta-feira (18), os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná podem fazer pela internet a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva.

O programa Detran Fácil, lançado para todo o Estado, representa grande economia de tempo para os motoristas, que gastavam cerca de duas horas para fazer os mesmos procedimentos nas unidades do Detran. A previsão é que sejam atendidas aproximadamente 19 mil pessoas por mês.

A utilização do sistema é simples: basta entrar no site www.detran.pr.gov.br, preencher o protocolo, imprimir e pagar a guia de recolhimento. O documento solicitado será enviado pelos Correios, no prazo máximo de 10 dias. Rápido, fácil, sem sair de casa.

“Oferecer atendimento de qualidade, sem filas e sem deslocamentos é uma das principais metas do Detran para os próximos quatro anos. Com a adoção de soluções digitais, iniciamos um processo contínuo e irreversível para aumentar a capacidade de prestação de serviços ao cidadão”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O lançamento do serviço aconteceu na rua da Cidadania da Fazendinha, em Curitiba, e foi acompanhado pelo prefeito da capital, Luciano Ducci. “É um sistema de fácil acesso e eficiente”, comentou Ducci, que também participou da inauguração de um posto avançado do Detran no mesmo local.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o programa otimiza e agiliza processos, focado no respeito ao cidadão. “O Detran Fácil obedece a uma orientação fundamental do governador Beto Richa, que é de facilitar o acesso de quem vive no Paraná aos serviços públicos que garantem cidadania e segurança”, destacou.

COMO FUNCIONA – Até agora, os processos apenas começavam na internet. Para concluir a solicitação da CNH definitiva, por exemplo, o motorista precisava ir até uma unidade do Detran para apresentar o comprovante de pagamento da taxa cobrada, ser fotografado e passar pelo controle biométrico das impressões digitais.

Com o Detran Fácil toda a operação é online, do começo ao fim. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente pelo sistema informatizado. Depois de confirmado o processo, o Departamento emite a CNH e envia ao endereço do condutor pelos Correios.

No caso do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), o usuário pode optar por receber o documento em casa ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Assim, é possível que um motorista de Curitiba retire o CRLV em Londrina se estiver viajando e precisar do licenciamento.

O sistema usado é seguro e as informações são averiguadas antes do envio de qualquer documento, impedindo fraudes. A plataforma online foi desenvolvida com apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “O serviço está disponível 24 horas por dia e é muito simples entrar com o pedido para documentação”, adiantou o diretor administrativo-financeiro da Celepar, Lucio Alberto Hansen.

VALORES – Os preços para a emissão dos documentos continuam os mesmos: R$ 46,48 para segunda via da carteira de motorista e para a CNH definitiva e R$ 30,99 para segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.

Via Agencia estadual de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook