Pular para o conteúdo principal

CNBB LANÇOU O PROJETO "ENCANTAR A POLÍTICA" DESTACA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO

 


CNBB LANÇOU O PROJETO – ENCANTAR A POLÍTICA – DESTACA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO

Fazer a – Política Melhor – é o objetivo da campanha


O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca o lançamento através do Conselho Permanente da CNBB do Projeto – Encantar a Política – que trata de um subsídio de formação política, para ser debatido com vistas às eleições de 2022, mas que se estenderá para os próximos pleitos. Fruto da contribuição dos bispos, movimentos e leigos o documento foi aprovado com a sugestão de que seja amplamente aprofundado e assumido por toda a Igreja do Brasil, em conjunto com a Cartilha de Orientação Política da CNBB, lançada anualmente pelo Regional Sul 2 da instituição.

A Cartilha de Orientação Política 2022 reflete o tema – A Política Melhor – e, conforme as lideranças católicas, é fruto de um longo caminho de reflexão política no Paraná. Desde 2008 estas cartilhas são produzidas coletivamente para auxiliar na conscientização do povo sobre a questão política. Muitos temas fundamentais já foram trabalhados pelos materiais, como a venda de votos e as polarizações, por exemplo.

Gilmar Cardoso explica que nesta edição, referente às eleições que ocorrem dias 2 e 30 de outubro (1º e 2º turno), os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais e estaduais. A cartilha da CNBB divide-se em três blocos: 1. A Igreja e a Política; 2.As eleições Gerais de 2022; e 3. A política em favor da vida integral.

O advogado descreve que inspirada pela Carta Encíclica Fratelli Tutti, especialmente no capítulo V, o material trata da Política Melhor, onde o Papa aborda a politica na perspectiva da caridade.

Segundo o advogado Gilmar Cardoso o objetivo do projeto Encantar a Política é a formação da consciência do eleitor brasileiro, por meio de um processo que o leve a uma leitura crítica e para uma cidadania ativa. Esta iniciativa pretende ir além das eleições de 2022 e é inspirado nas encíclicas do Papa Francisco: “Evangelli Gaudium” –  “Laudato Si” – e – “Fratelli Tutti”.

A primeira Cartilha de Orientação Política do Regional Sul 2 foi publicada em 2008, ano de eleições municipais. O tema da cartilha foi: “Voto não tem preço. Voto tem consequências!”. Desde então, com o intuito de falar sobre política de uma forma simples e didática, essas cartilhas visam ajudar os cidadãos a tomar consciência da importância do compromisso com a democracia. Elas trazem indicações básicas sobre o universo da política, reforçando aquilo que a política tem de positivo, nobre e essencial para a vida em sociedade.

Gilmar Cardoso concluiu recordando que a primeira Cartilha de Orientação Política da CNBB (Regional Sul 2, que é composto por 18 Arquidioceses e 2 Eparquias Ucranianas, pastoreadas por 22 arcebispos em exercício), foi editada no ano de 2008, ano de eleições municipais e teve como tema uma expressão histórica na vida política nacional: O Voto não tem preço. Voto tem consequências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.