Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA ADERE À CAMPANHA DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO NAS ELEIÇÕES

 

“As notícias falsas replicadas na internet e nos aplicativos de mensagens relacionadas à política vêm contaminando o processo eleitoral brasileiro em pleitos recentes, o que acaba desconstruindo a imagem da nossa democracia e cerceando os cidadãos do direito de fazer suas próprias escolhas”, afirma o presidente da Assembleia legislativa do Paraná, o deputado Ademar Traiano (PSD). E é para combater qualquer tipo de desinformação que a Casa de Leis se une ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na campanha com orientações aos eleitores, que será lançada no estado na próxima sexta-feira (29) às 15 horas na sede do TRE, com a assinatura de um termo de cooperação com o TRE/PR e com o TSE. “Vamos utilizar todas as mídias e a capacidade de informação do Poder Legislativo para reforçar as orientações e nos somar aos órgãos eleitorais para combater as chamadas Fake News, que, infelizmente, vemos prosperar cada vez mais”, acrescenta o primeiro secretário da Casa de Leis, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Os parlamentares ressaltam que apoiam integralmente a decisão da Justiça Eleitoral de buscar parcerias institucionais para o enfrentamento e, assim, evitar a manipulação da opinião pública. “Precisamos ter eleições limpas e até aproveito para sugerir que a direção do TRE/PR convide o Poder Executivo para fazer parte desse combate de disseminação de notícias falsas, que eu costumo chamar de bom combate, afinal a democracia só é plena quando todos jogam dentro das regras e não podemos interferir na escolha democrática dos eleitores”, pontua Romanelli.  

A campanha, que acontece nos mesmos moldes da que foi formalizada com a Câmara dos Deputados, no início deste mês, prevê que as instituições parceiras se comprometam a promover atividades de orientação e de conscientização apontando como são ilegais, por exemplo, a prática de espalhar desinformação e o envio de disparo em massa de mensagens de propaganda política em desacordo com a legislação, entre outros compromissos. Além disso, elas precisam se comprometer em defender a integridade do processo eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Também devem divulgar conteúdos oficiais produzidos pelo TSE, incluindo serviços úteis ao eleitor como canais de denúncias.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que fez o convite para que a Assembleia se unisse à Justiça Eleitoral, defende a transparência e a liberdade do eleitor ao longo do processo. “Precisamos evitar que o nosso juiz, o eleitor, não tenha qualquer vício na hora do voto. O eleitor consciente não pode ser manipulado no momento de indicar seu representante e merece um processo limpo, transparente”, justifica. 

O evento, que acontece no auditório na sede do TRE-PR, no bairro Prado Velho, em Curitiba, nesta sexta-feira (29) às 15 horas, vai abordar ainda a segurança das urnas eletrônicas em âmbito nacional e regional. O texto da assinatura do convênio prevê ainda que “a parceria seja voluntária e gratuita e que as atividades não envolvam compromissos financeiros ou transferências de recursos entre as instituições”.

O termo de cooperação indica também que a produção e a difusão de informações falsas e fraudulentas podem representar risco a bens e valores essenciais à sociedade, como a democracia. “Nós, como cidadãos plenos dos nossos direitos e deveres, sabemos que a verdade tem que sempre prevalecer, seja no período eleitoral, seja em qualquer época”, finaliza o deputado Romanelli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.