Pular para o conteúdo principal

A QUARESMA DE 2022: TEMPO OPORTUNO DE CONVERSÃO E REFLEXÃO EM BUSCA DA PAZ, por GILMAR CARDOSO

O Papa Francisco, em sua homilia na celebração eucarística de abertura da Quaresma do ano passado , ressaltou que este período consiste numa “viagem de regresso à Deus”. De fato, é um momento especial e fundamental para aprimorarmos nosso percurso de conversão pessoal e eclesial.

Nesta 4ª feira, dia 2 de março, celebramos a quarta-feira de cinzas, data que dá início a Quaresma de 2022. São 40 dias pelos quais os cristãos fazem sua preparação à Páscoa, a principal festa do Cristianismo. Biblicamente o número 40 refere-se ao tempo da espera, da preparação, da penitência, do jejum e até do castigo. 

Na Quarta-Feira de Cinzas, tem início os quarenta dias que antecedem a Semana Santa, quando a Igreja nos fala da necessidade do jejum e da penitência como meios de melhor combater os vícios, pela mortificação do corpo, e propiciar a elevação da mente a Deus.

As cinzas, que são feitas dos ramos de Domingo de Ramos do ano anterior, serão aspergidas em nossas testas ou em nossas cabeças, em forma de cruz, lembrando a penitência, o arrependimento de todos os nossos pecados e a urgente conversão, em sintonia com a Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Educação”, e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).

De forma cogente, a liturgia da Quarta-Feira de Cinzas recorda-nos também nossa condição de mortais: “Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar”, diz uma das duas fórmulas usadas pela Igreja para a imposição das cinzas.

É um tempo de preparar os corações para a grande celebração da Páscoa do Senhor, Ressurreição de Cristo e esperança da nossa ressurreição. “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15) é uma das palavras divina que acompanha o tempo quaresmal. Ela é uma exortação e uma provocação à liberdade dirigida a todas as pessoas. Nós, cristãos católicos, a fazemos ressoar em primeiro lugar para nós mesmos.

  A mensagem para a Quaresma de 2022, do Papa Francisco, é uma reflexão a partir de Gl 6,9-10a: “Não esmoreçamos na prática do bem, pois no devido tempo colheremos o fruto, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos tempos, façamos o bem a todos”. A Quaresma nunca é uma experiência de “espiritualidade privada”, antes, isso nunca deve acontecer para nós cristãos.

Saibamos aproveitar bem cada dia deste tempo de preparação para a Páscoa, especialmente neste tempo de provação, aonde ainda não foi possível superar a crise sanitária, em dimensão global, com todas as consequências na vida das pessoas, em todos os aspectos. Precisamos encontrar em meio a tudo isso, um sentido renovado da solidariedade e da esperança, para que tenhamos a fé fortalecida e a disposição de fazer o que está no nosso alcance para redescobrirmos o valor da vida. Nesse sentido, precisamos pedir a Deus que nos ajude, com um ânimo novo, para que encontremos meios de afirmar a vida nas circunstâncias em que ela se encontra mais fragilizada no nosso dia-a-dia. Com isso afirmamos, no tempo da Quaresma, o nosso gesto concreto de solidariedade.

Com a caridade, a oração, o jejum e a mudança de vida iniciemos nosso itinerário de conversão. Vivendo a penitência e a oração, manifestemos ao Senhor nossa confiança em sua Misericórdia.

Ainda  nesta data, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na Quarta-feira de Cinzas,, a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Na apresentação do texto-base da CF, descreve-se que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Enfim, desejo que este tempo quaresmal, ajude-nos a desenvolver a maturidade de nossa fé, que cada dia seja vivido com a força do Espírito Santo, de modo, a acolher o “hoje de Deus, no hoje de nossa vida”.


Um bom itinerário quaresmal a todos. Oremos e busquemos  a paz sem cessar.



GILMAR CARDOSO, advogado, poeta, membro do Centro de Letras do Paraná e fundador da Cadeira nº 1 da Academia Mourãoense de Letras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.