Pular para o conteúdo principal

Professores da rede estadual mobilizam paralisação no Paraná

A APP Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores da Educação) está mobilizando uma paralisação entre professores e funcionário de colégios estaduais no dia 29 de abril em todo o estado.

A reivindicação é referente ao congelamento salarial da categoria. Sem receber a reposição anual da inflação há mais de três anos, a defasagem já chega a 16,24% e atinge, além dos educadores, todo o funcionalismo vinculado ao Poder Executivo estadual.

Segundo a APP Sindicato, durante a campanha eleitoral, o governador Ratinho Junior (PSD) prometeu o pagamento. Disse também que, em um dos primeiros atos de seu governo, se reuniria com os sindicatos para anunciar o percentual a ser concedido nos quatro anos do seu mandato.

Faltando poucos dias para 1º de maio, quando vence a data-base, o governador ainda não cumpriu as promessas e divulgou pela imprensa a intenção de manter o congelamento. A alegação é de dificuldade financeira.

Segundo o Presidente da APP Sindicato em Cascavel, Daniel Nascimento, os professores estão se mobilizando para ir até Curitiba reivindicar os direitos, "Cerca de 90 trabalhadores aqui de Cascavel, divididos em dois ônibus vão à capital do estado cobrar pelos direitos", informou o presidente.

Em Curitiba, a manifestação terá início às 9h na Praça Santos Andrade. De lá, os trabalhadores seguirão em caminhada até o Palácio Iguaçu para pressionar o governador.

A paralisação foi aceita por 90% dos colégios públicos da rede estadual. Esse ato vai afetar mais de 40 mil estudantes na região pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, entre as instituições afetadas está a Unioeste. Os trabalhadores que não aderiram a paralisação vão ao trabalho normalmente.

Questionado sobre a possibilidade de greve, o presidente da APP Sindicato, disse que a categoria segue firme nas cobranças, "vamos continuar pressionando o governador e caso ele não aceite pagar os nossos direitos, a possibilidade de greve por tempo indeterminado não está descartada," concluiu Daniel.


Via Diario Reservense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.